Nacional Titulo
Responsável por desastre ecológico é expulso do Brasil
Do Diário do Grande ABC
19/11/1999 | 15:59
Compartilhar notícia


Comandante do navio ``Bahamas', responsável pelo maior desastre ecológico da costa gaúcha com o despejo de 9 mil toneladas de ácido sulfúrico, o ucraniano Volodymyr Kisnichan, 49 anos, foi expulso nesta sexta-feira do Brasil após cumprir 15 dos 18 meses de reclusao a que havia sido condenado na cidade de Rio Grande (RS).

Ele seguiu à tarde para Sao Paulo e de lá para a Inglaterra com destino final Odessa, na Ucrânia. Volodymyr obteve liberdade concedida pelo juiz substituto da 2ªVara Federal de Rio Grande, Marcelo Kras Borges, ao ser beneficiado com o decreto de indulto do presidente da República Fernando Henrique Cardoso, publicado no começo deste mês.

O acidente ecológico ocorreu em agosto do ano passado, quando o ``Bahamas', com problemas no casco, aportou em Rio Grande, onde despejou diretamente na água, junto ao cais, mais de 9 mil toneladas de ácido sulfúrico devido ao risco de explosao do navio.

Por causa da poluiçao do mar, mais de 6 mil pescadores foram proibidos de pescar na área por seis meses. A justiça federal interrompeu o despejo direto e depois outra embarcaçao foi contratada para fazer o transbordo da carga e despejá-la em alto mar. O ``Bahamas', depois, já vazio, foi levado embora pelos proprietários do navio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;