Internacional Titulo
Setenta civis morrem em bombardeios israelenses no Líbano
Da AFP
19/07/2006 | 20:14
Compartilhar notícia


Setenta civis morreram nesta quarta-feira em uma onda de bombardeios israelenses no Líbano, enquanto a ofensiva do Estado hebreu entrava na segunda semana, causando uma grave crise humanitária e a retirada de milhares de pessoas.

Seis civis morreram nesta noite e 12 ficaram feridos em ataques aéreos israelenses contra os povoados libaneses localizados na fronteira, segundo a Polícia.

Na cidade de Srifa, no sul do Líbano, 25 civis morreram e 26 ficaram feridos em um bombardeio aéreo e naval israelense.

Também no sul do Líbano, em Nabatiye, uma mulher libanesa e seus três filhos, além de uma cingalesa e um sudanês, morreram num ataque israelense contra o centro de cidade. Na mesma ação, realizada por um caça-bombardeiro na manhã de hoje, quatro civis ficaram feridos, segundo a Polícia. O avião israelense disparou dois mísseis ar-terra contra um prédio de quatro andares e uma pequena casa na área da praça do mercado.

Na aldeia de Maarabun, perto de Baalbeck, cinco civis morreram num ataque aéreo israelense contra três caminhonetes, segundo a Polícia libanesa. As vítimas estavam a bordo das caminhonetes, que foram atacadas por caças-bombardeiros.

Os aviões israelenses bombardearam ainda uma cooperativa pertencente ao Hezbollah na cidade de Baalbeck e uma casa na cidade de Hermel, bastião do grupo xiita libanês próximo à fronteira com a Síria, indicou a Polícia.

Na localidade de Nabi Chit, também na zona de Baalbeck, seis civis de uma mesma família morreram no bombardeio de um prédio de quatro andares, atingido por um míssil ar-terra israelense. Nabi Chiit é um reduto conhecido do Hezbollah no nordeste do Líbano.

Um centro comercial de quatro andares em Ghaziye, povoado do litoral ao sul de Tiro, também foi alvo de um bombardeio aéreo.

Na localidade fronteiriça de Rmeich, mais ao leste, dois civis morreram e outros dois ficaram feridos em outro bombardeio de Israel.

Também no sul do Líbano, dois civis morreram e dois ficaram feridos quando helicópteros e caças-bombardeiros atacaram os carros em que eles circulavam pelas estradas de Kfarchouba, Bazouriye e na entrada sudeste de Tiro, segundo a Polícia.

Um civil foi morto e dois ficaram feridos em Loussi, em ataques contra uma serraria e uma fazenda de gado. Outro ataque destruiu parcialmente uma criação de aves.

Outros sete civis morreram em vários ataques no país, segundo a polícia, e o Hezbollah anunciou a morte de seu sétimo combatente.

A aviação israelense atacou ainda, na noite desta quarta-feira, um bunker no sul de Beirute utilizado por dirigentes do Hezbollah, segundo um porta-voz do Exército hebreu.

O ataque contra o bairro de Burj el Barajneh utilizou pelo menos 20 aviões, que descarregaram 20 toneladas de bombas sobre o bunker.

Segundo fontes do Hezbollah, o bombardeio não deixou vítimas entre os líderes do grupo.

Devido à campanha militar israelense, cerca de meio milhão de pessoas abandonaram suas casas e cidades para se abrigarem com parentes e amigos em escolas, estacionamentos e jardins públicos.

No total, os bombardeios israelenses mataram 325 pessoas, entre elas 295 civis e 23 soldados libaneses, e mais de 600 ficaram feridas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;