Nacional Titulo
Governo anunciará medidas de prevenção ao alcoolismo
Da Agência Brasil
19/11/2004 | 15:50
Compartilhar notícia


O ministro da Saúde, Humberto Costa, afirmou nesta sexta-feira que vai anunciar "em no máximo duas semanas" um conjunto de medidas para a prevenção e tratamento de dependentes do álcool. As ações vão desde "o tipo de serviço no atendimento à desintoxicação até a distribuição de medicamentos para construir uma situação de abstinência", disse Humberto Costa.

Segundo o ministro, o grupo de trabalho sobre dependência de álcool finalizou suas análises e recomendações, mas ainda há pontos polêmicos. "Tem proposta de banir totalmente a publicidade. Há outras que propõem um reforço na auto-regulamentação com algumas restrições. O grupo apresentou essas propostas, mas é um grupo de trabalho", explicou o ministro. Para ele, é preciso ainda promover o debate com setores da sociedade.

O ministro reuniu-se com médicos, pesquisadores e dirigentes de hospitais públicos e privados de São Paulo na manhã desta sexta no Incor (Instituto do Coração), em São Paulo. O encontro discutiu parâmetros para a adoção ou não de políticas para hospitais que fazem atendimento em áreas de alta complexidade, como o tratamento de câncer ou na área de transplantes. Além disso, segundo o ministro, foram debatidas mudanças no sistema de financiamento e na inserção desses hospitais no SUS (Sistema Único de Saúde).

Costa disse também que há interesse do ministério em ampliar parceiras com hospitais de alta complexidade para consolidar redes de atendimento à população. Citou como exemplo a implementação, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein em setembro deste ano, da rede BrasilCord – um banco nacional de sangue de cordões umbilicais que reúne material doado pelas mães, no ato do parto, para dez instituições em cinco regiões do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;