Internacional Titulo
Quase 200 mil refugiados kosovares voltam para casa
Do Diário do Grande ABC
22/06/1999 | 13:08
Compartilhar notícia


Cento e oitenta mil refugiados voltaram para a província de Kosovo desde o fim dos ataques aéreos da Otan, em 10 de junho, enquanto 811 mil ainda estao no exterior, em um êxodo que começou com o conflito em março de 1998, segundo os últimos números do Acnur publicados esta terça-feira.

Esta segunda-feira, voltaram para Kosovo mais de 37 mil pessoas, entre as quais 18 mil originárias da Macedônia, 19 mil da Albânia, e algumas centenas de Montenegro, segundo o Alto Comissariado das Naçoes Unidas para os Refugiados (Acnur).

O Acnur contabilizou 598 mil refugiados albaneses de Kosovo na Albânia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia e Montenegro. De 5 de abril até esta segunda-feira, foram evacuados 88.305 em aviao da Macedônia para outros 29 países.

O número total de refugiados de 811.205 desde o início do conflito resulta da soma entre os 598.900 que estao na Albânia, Bósnia, Macedônia e Montenegro, os 88.305 que partiram da Macedônia para o exterior e os outros 124 mil kosovares que já haviam encontrado refúgio em outros países (essencialmente da Europa) antes do início dos bombardeios da Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra a Iugoslávia, em 24 de março passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;