Nacional Titulo
PIB: taxa de investimento segue estagnada
04/11/2004 | 23:08
Compartilhar notícia


Indicadores econômicos importantes como taxa de investimento e PIB (Produto Interno Bruto) per capita ainda são ameaças à sustentabilidade do desenvolvimento do Brasil. Segundo alerta o técnico responsável pela análise das informações econômicas da pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2004, Flávio Bolliger, os investimentos estão aquém do necessário para garantir um desenvolvimento com sustentabilidade.

A taxa de investimento e o percentual do PIB (Produto Interno Bruto) voltado para investimentos, segundo o IBGE, manteve-se praticamente estagnada entre 1992 (18,42%) e 2003 (18,04%). “Para países em desenvolvimento, são preconizadas taxas de investimento bem mais altas do que as que têm sido observadas no Brasil. Elas têm flutuado em torno de valores inferiores a 20%”, avalia.

Bolliger lembra haver unanimidade entre os economistas de que é preciso uma taxa de investimento de pelo menos 25% para garantir um crescimento sustentável nos próximos anos no país. No primeiro semestre deste ano, não analisado pela pesquisa mas segundo dados já divulgados pelo IBGE, a taxa de investimento subiu para 18,9%, a maior para um primeiro semestre desde 2001, quando o percentual foi de 20,2%, mas ainda bem longe dos 25% necessários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;