Política Titulo
Mais votado em 2008, Zacarias retorna ao PTB
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
07/10/2011 | 07:24
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 

O ex-vereador e assessor de gabinete do prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), Luiz Zacarias, deixou o PR e se filiou ao PTB. Ele, que foi o candidato mais votado na eleição de 2008 para a Câmara, com 7.200 sufrágios - não se reelegeu por conta do quociente eleitoral - regressa ao partido que militou por 21 anos. Zacarias entra para cumprir a estratégia de formar grupo de peso para alavancar votação proporcional e fortalecer as bases.

O neopetebista disse que saiu do PR devido à postura do partido, que queria estudar o cenário antes de executar a aliança em Santo André. Contudo, o ex-republicano nega que houve intervenção. O PR nacional deliberou para que o diretório na cidade se alinhasse ao PT. "Decidi me desfiliar por acompanhar o trabalho do prefeito em prol da sociedade e, mesmo assim, ver que o PR poderia não estar com o Aidan."

Aidan alegou que tentou segurar o PR para realizar união, mas percebeu que o partido não teve visão de formar coalizão. O petebista aproveitou para alfinetar a legenda, dizendo que buscava aproximação apenas pela confiança em Zacarias, que está há dois anos e nove meses na administração. "Apesar de todas as coisas que falam do partido em Brasília, um monte de gente com complicação no PR, queríamos ao lado, pois sabemos que com o Zacarias a situação é diferente", disse o prefeito. "Mantivemos o respeito, mas infelizmente eles se posicionaram de outra maneira."

Recentemente, o PR esteve envolvido no escândalo no Ministério do Turismo, que culminou na queda de Alfredo Nascimento do comando da Pasta.

Um dos temores de alguns petebistas era de que Zacarias poderia espantar possíveis novos filiados. Segundo o chefe do Executivo, o ex-vereador é um puxador de votos tanto para o partido como ao prefeito. "Temos de pensar no grupo. Desde o começo falei com a Dinah Zekcer (presidente do PTB e vice-prefeita) para trazer gente forte. Ele, inclusive, pode levar outro junto ao Legislativo."

O dirigente estadual do PTB, Campos Machado, disse que o retorno de Zacarias será importante no pleito. "É a volta de um companheiro de sonhos e ideais ao PTB, partido que ele nunca deveria ter saído, pois ele faz parte da história do PTB."

Para o vereador Gilberto do Primavera (PTB), com o ingresso de Zacarias o PTB vai em busca de garantir de seis a sete cadeiras na Câmara. "O planejamento está bem alicerçado, sedimentado e extremamente fortalecido para disputar o processo", disse, acrescentando que Aidan (com essa chapa) tem chance de ganhar no primeiro turno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;