Nacional Titulo
Lula recebe primeiro astronauta brasileiro
19/09/2003 | 22:20
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira uma aula de viagem espacial do único astronauta brasileiro lotado na Nasa, a agência espacial norte-americana: o tenente coronel Marcos Cesar Pontes. "O presidente demonstrou muito interesse sobre a velocidade do ônibus espacial", comentou o astronauta, que deve viajar em 2006 pelo projeto da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) durante 12 a 14 dias.

O astronauta contou ao presidente que pretende levar consigo o chapéu ou algum objeto de uso de Santos Dumont. Por coincidência, em 2006 fará 100 anos que Dumont voou, pela primeira vez, com o 14 Bis em Paris. O astronauta também planeja carregar duas bandeiras brasileiras, depois de elas percorrerem todos os cantos do país sendo tocadas pelos brasileiros. Segundo ele, é uma forma de carregar o sentimento dos brasileiros para o espaço.

Ucrânia - O Brasil ficou mais próximo de assinar com a Ucrânia o acordo para lançamento de foguetes a partir da Base de Alcântara com a aprovação, na quinta-feira, do parecer favorável da senadora Roseana Sarney (PFL/MA) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal. Agora, o acordo de salvaguardas tecnológicas será apreciado pelo plenário do Senado.

O acordo precisa ser votado no Senado, antes da vinda do presidente da Ucrânia, Leonid Kutchma, ao Brasil, prevista para próximo mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;