Internacional Titulo
Estudo revela que mal de Alzheimer já soma 24 milhões de casos
Da AFP
16/12/2005 | 18:59
Compartilhar notícia


Pelo menos 24 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem do Mal de Alzheimer ou de distúrbios similares. De acordo com um estudo feito pela revista médica britânica “The Lancet”, este número deve duplicar em 20 anos, com um novo caso a cada sete segundos

O Mal de Alzheimer e outras formas de demência vão afetar 42 milhões de pessoas no mundo em 2020 e mais de 81 milhões até 2040, afirmam doze especialistas internacionais que participaram do estudo.

A cada ano, são registrados 4,6 milhões de novos casos, o que equivale a "um novo caso a cada sete segundos", destacam os especialistas, quase 100 anos após a identificação da doença, em 1906, pelo médico alemão Alois Alzheimer.

A demência pode estar ligada às seqüelas de um acidente vascular cerebral ou a uma enfermidade neurodegenerativa como o Alzheimer.

Os países em desenvolvimento são os mais afetados, com 60% dos casos, segundo cálculos de pesquisadores da Alzheimer's Disease International, que preside em escala mundial 75 associações nacionais de pacientes.

Em 2040, 71% das pessoas com Mal de Alzheimer e outras formas de demência viverão nos países em desenvolvimento.

Entre 2001 e 2040, o número de enfermos quadruplicará na Índia, China e outros países da Ásia, e será cinco vezes maior na América Latina, África do Norte e Oriente Médio. Nos países desenvolvidos, o número de enfermos deve duplicar entre 2001 e 2040, de acordo com as previsões dos especialistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;