Internacional Titulo
Imigrantes ilegais invadem o sul da Itália
Da AFP
29/10/2003 | 21:27
Compartilhar notícia


Mais de 450 imigrantes clandestinos, a maioria de origem africana, desembarcaram nas últimas 24 horas na ilha italiana de Lampedusa, informaram nesta quarta-feira autoridades marítimas locais, que avistaram outra embarcação cheia de pessoas sem documentos a 25 km do litoral. Desses imigrantes, cerca de 50 são mulheres e 15 são crianças da Somália e Eritréia.

O primeiro grupo de imigrantes chegou em um barco velho de 12 metros de comprimento, com 172 pessoas a bordo. Outras 125 foram resgatadas durante a noite pela Guarda Costeira, após informação de pescadores sicilianos. Um terceiro grupo formado por 150 pessoas de diversas nacionalidades foi interditado na praia da ilha, localizada ao sul da Sicilia.

Nove dos imigrantes, acusados de servir como mediadores no tráfico de pessoas, foram detidos pela polícia.

Na última semana, pelo menos 70 somalis morreram quando tentavam atravessar o litoral da Líbia e a ilha de Lampedusa, segundo depoimentos de 15 deles que navegaram à deriva com os corpos de quase 15 pessoas.

De acordo com a associação católica Caritas, no ano passado chegaram na Sicilia, sul da península, 18.225 imigrantes. Nos primeiros meses deste ano, o número de clandestinos foi de 6 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;