Cultura & Lazer Titulo
Arte integrada ao espaço
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
13/07/2010 | 07:34
Compartilhar notícia


A produção, o debate e a divulgação da arte contemporânea movimentam as atividades do Ateliê Fidalga, espaço cultural criado por Albano Afonso e a andreense Sandra Cinto há dez anos. O projeto invade a partir de hoje o Paço das Artes, na Cidade Universitária, em São Paulo, com Ateliê Fidalga no Paço das Artes. O local recebe até o dia 29 de agosto obras especiais de participantes da iniciativa que buscam dialogar diretamente com o espaço expositivo onde se encontram.

A exposição conta com 60 trabalhos inéditos de 60 artistas. A participação do grupo cultural se deve a uma mostra coletiva ocorrida no ano passado em Portugal que chamou a atenção dos responsáveis pelo Paço. Agora, os artistas e suas ‘crias' fazem parte das comemorações dos 40 anos do local.

Diferentes linguagens, entre elas pinturas, desenhos, vídeos, fotografias e instalações, marcam o eclético material. "O ateliê virou uma troca de experiência e diálogo entre jovens e experientes artistas, que misturam diferentes formas e estilos", explica Sandra, que assina a organização.

Um dos objetivos da mostra é criar maior aproximação entre os artistas e o espaço no qual suas obras irão ser apresentadas. A arquitetura e a história do local foram questões levadas em conta durante a criação das obras.

Ao contrário de exposições convencionais, nas quais apenas o produto final apresentado é o que importa, o processo ganha agora uma inesperada importância. Segundo a organizadora, a ideia é justamente fugir do convencional. "Queremos trazer o que é feito no ateliê para o espaço, dando ênfase a todo o processual das obras. Fazer algo mais vivo".

Entre os trabalhos disponíveis, há grande variedade de estilos e técnicas. É possível observar imagem em preto e branco com produtos diversos encontrados em mercados feita por Alice Ricci; a trilha de pedras idealizada por Ding Musa; uma parede repleta de recortes imaginada por Renata Cruz; a interessante instalação multimídia de Carla Chaim; e uma intrigante obra criada por Julia Kater.

Completam a lista de participantes nomes como Vivian Kass, Madu Almeida e Daniel Caballero, que já tiveram trabalhos expostos no Grande ABC. "Temos uma espécie de panorama da nova geração, mostrando o que esse novos artistas estão pensando", afirma Sandra. Orgulhosa ao colher os frutos de seu trabalho, lembra que "tudo isso é devido ao talento individual de cada um".

Além da exposição, o evento conta também com o projeto Ateliê Fidalga no Paço Educativo, composto por diversas atividades paralelas que ocorrem durante agosto, no mesmo local. Oficinas para professores e destinadas a jovens e adultos, debates com os artistas e visitas especiais - incluindo um encontro do público com Sandra programado para o dia 26 - complementam a programação. Todas as informações em relação às atividades estão no site www.pacodasartes.org.br

Ateliê Fidalga no Paço das Artes - Exposição. A partir de hoje, no Paço das Artes - Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo. Tel.: 3814-4832. Ter. a 6ª, das 11h30 às 19h; sáb., dom. e feriados, das 12h30 às 17h30. Grátis. Até 29 de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;