Política Titulo
Processo contra Gim Argello deve começar depois do recesso
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
18/07/2007 | 20:32
Compartilhar notícia


O processo contra o senador Gim Argello (PTB-DF) por suposta quebra de decoro parlamentar, solicitado pelo P-SOL, somente terá sua tramitação iniciada depois do recesso parlamentar, que começou nesta quarta-feira e vai até o início de agosto.

A representação foi protocolada na secretaria-geral da Mesa do Senado na última terça-feira à tarde, logo após a posse de Argello. Durante esse período de 14 dias de recesso parlamentar não haverá nenhuma atividade legislativa, exceto se a Comissão Representativa do Congresso Nacional – com sete senadores e 17 deputados – for  convocada. Mas, nesse Caso, a comissão só cuidará de assuntos especificados em pauta própria.

Na representação contra Gim Argello, o P-SOL solicita que seja apurada se o senador está sendo investigado pela Operação Aquarela, da Polícia Civil do Distrito Federal e do Ministério Público Federal, que apura o desvio de recursos do BRB (Banco de Brasília).

O ex-senador Joaquim Roriz (PMDB-DF), de quem Argello era primeiro suplente, renunciou ao mandato no dia 4 de julho para escapar de um processo por falta de decoro parlamentar, também a partir de representação do P-SOL sobre o mesmo assunto.

O P-SOL também solicita na representação a tomada de depoimentos do presidente do Conselho de Administração da Gol Transportes Aéreos, Constantino de Oliveira; do ex-presidente do BRB Tarcísio Franklin de Moura; de Valério Neves Campos, ex-assessor do ex-senador Joaquim Roriz; e do major da Aeronáutica Fabrício Ribeiro dos Santos.

Antes da posse de Gim Argello, o corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), informou que o juiz Roberval Belinati, da 1ª Vara Criminal do DF, responsável pelo processo que levou à Operação Aquarela, pretendia enviar toda documentação relativa ao novo senador à Casa, para que o processo contra Argello fosse encaminhado junto ao STF (Supremo Tribunal Federal), única instância competente para processar senadores e deputados federais.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;