Cultura & Lazer Titulo
Mostra de S.Bernardo traz Abril Despedaçado
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
23/10/2002 | 20:08
Compartilhar notícia


Filhos e por que tê-los. Duas interpretações para a relação entre pais e seus rebentos estão em dois filmes nesta quinta, às 20h, e também sábado e domingo, na Mostra de Cinema Brasileiro de São Bernardo, no Teatro Cacilda Becker. Abril Despedaçado, de Walter Salles Jr., leva para o árido sertão nordestino a história de vingança entre famílias rivais nas montanhas da Albânia, esta extraída do livro de Ismail Kadaré.

Tonho (Rodrigo Santoro) é incumbido pelo pai (José Dumont) de vingar o assassinato do irmão mais velho por uma família rival em uma luta feudal pela posse de terra. Salles se apóia em um fato semelhante ocorrido no Ceará no início do século XX. O outro filme da Mostra é Os Alvos que Queremos Virgens, curta que passa antes de Abril Despedaçado.

No filme de Salles, o patriarcal mundo em que pais e filhos vivem é causa e efeito de um ciclo vicioso. Com o assassinato do filho mais velho da família Breves pelos Ferreira, a missão de Tonho é vingar o irmão, matando alguém entre os rivais. Jurado de morte ao concluir sua missão, Tonho conta os dias que lhe restam e vê esperança no irmão caçula, Pacu (Ravi Ramos Lacerda).

Um ciclo árido que começa sob o sol – a luz do filme é natural, difícil de fotografar, como atesta o ótimo diretor de fotografia Walter Carvalho – e termina no mar. A visão de Antonio Conselheiro, promessa de água no sertão, lida por Glauber Rocha como metáfora de revolução em Deus e o Diabo na Terra do Sol, é relida por Walter Salles com os olhos do menino como esperança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;