Internacional Titulo
Bomba explode perto de veículo da Otan matando um e ferindo dois
Da AFP
16/12/2005 | 18:19
Compartilhar notícia


Uma bomba explodiu nesta sexta-feira em Cabul, matando o homem que a transportava - possivelmente um camicase - e ferindo dois transeuntes civis perto de um veículo da força da Otan (Isaf), que ficou levemente danificado.

A explosão ocorreu no distrito de Seh Rahi Allahuddin, a sudoeste de Cabul, a cerca de 500 metros do novo Parlamento afegão. O atentado foi assumido por Mohammed Hanif, um porta-voz dos rebeldes talibãs.

"A bomba estava em um carro e explodiu, matando o homem que dirigia o veículo. Dois civis que passavam pelo local foram levemente feridos", informou o porta-voz do ministério do Interior, Yusuf Stanizai.

"Acreditamos que o motorista era um camicase, e que a bomba que ele carregava explodiu antes de alcançar seu objetivo", acrescentou, acusando "os inimigos do Afeganistão", um termo utilizado pelas autoridades para designar os rebeldes talibãs.

O alvo parecia ser um veículo norueguês da Isaf, que sofreu vários atentados nestes últimos meses.

"O combatente que conduziu este ataque queria detonar sua bomba no Parlamento, mas depois de ver o forte esquema de segurança instalado em volta do edifício resolveu mudar de alvo e se virou para o carro da Isaf", explicou o porta-voz talibã Mohammed Hanif.

"De acordo com nossas primeiras informações, um civil morreu e alguns outros foram feridos. Ainda não sabemos se foi um ataque suicida", declarou Riccardo Cristoni, porta-voz da Isaf.

Dez atentados suicidas foram registrados em dois meses e meio no Afeganistão, sobretudo contra veículos da Isaf ou da coalizão militar sob comando americano, aliados do governo afegão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;