Nacional Titulo
MPF denuncia fraude em licitação de obra no Pará
16/09/2006 | 21:38
Compartilhar notícia


O Ministério Público Federal denunciou ontem 31 pessoas envolvidas com desvio de recursos públicos da CDP (Companhia Docas do Pará), entre elas o ex-presidente do órgão, Ademir Andrade, além de diretores da estatal e empresários. Eles são acusados de fraudes em licitações, peculato, corrupção ativa e passiva, estelionato e formação de quadrilha.

A soma das penas exigidas pelo MPF, para um dos casos, chega a 125 anos de prisão.

O que ocorreu na CDP, segundo a denúncia, é uma "visão real, triste e, por vezes, sórdida". A sangria dos cofres públicos supera R$ 40 milhões. O enriquecimento ilícito promovido pelos denunciados serviu também para financiamento de campanha política nas eleições deste ano, o que originou um processo no Tribunal Regional Eleitoral.

A ação da quadrilha foi descoberta graças a uma denúncia anônima. O MPF um documento apócrifo chamado Dossiê Probase-CDP, em meados de 2005. Os procuradores da República pediram investigação da PF (Polícia Federal). A Controladoria Geral da União também entrou no caso com seus auditores. O resultado de um ano de trabalho, que incluiu dezenas de reuniões entre procuradores, policiais federais e auditores de contas públicas, envolveu a análise de contratos cuja soma atinge R$ 40 milhões.

O procurador da República Felício Pontes Jr. formulou as acusações com base no cruzamento de dados levantados por investigações da PF e da Controladoria Geral da União que resultaram em inquérito de mais de 12,4 mil páginas, encaminhado à Justiça juntamente com a denúncia. "A sangria dos cofres públicos parecia não ter fim", diz documento, elaborado por seis procuradores da República.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;