Nacional Titulo
FHC apóia defesa de terra por produtor rural dentro da lei
Do Diário do Grande ABC
09/05/2000 | 14:58
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta terça-feira em seu programa de rádio "Palavra do Presidente", que considera legítima a participaçao de produtores rurais na defesa dos seus interesses "mas sempre dentro da ordem e da lei". O pronunciamento foi transmitido na véspera da manifestaçao "Grito da Terra", prevista para quarta-feira em Brasília.

O presidente fez questao, no entanto, de destacar a discussao permanente de representantes do governo, Contag e movimentos sociais para melhorar o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). "Sabemos que você (agricultor familiar) quer reduzir a taxa de juros, quer aumentar o volume de recursos, renegociar seus débitos bancários e ainda diminuir os entraves burocráticos do Pronaf", afirmou o presidente. "Nós do governo também queremos melhorar as condiçoes da agricultura familiar para ampliar o número de famílias que tem acesso ao crédito" acrescentou Fernando Henrique, sem fazer qualquer referência à manifestaçao de amanha. O presidente disse que o crédito para a agricultura familiar vem aumentando anualmente e que para a safra 99/2000 foram destinados às famílias de agricultores R$ 3,4 bilhoes.

FHC ressaltou ainda que estao disponíveis R$ 150 milhoes para obras de infra-estrutura como recuperaçao de estradas vicinais para o escoamento da produçao, pontes e armazéns. "Claro que nós, e você produtor vai ter que reconhecer isso, temos que preservar a estabilidade econômica; o nosso Real. Eu faço questao de que as suas reivindicaçoes sejam levadas aos responsáveis pelo gerenciamento do Real, que é a nossa equipe econômica. Será com esta equipe a próxima discussao para traçarmos as metas da safra de 2002", afirmou o presidente garantindo que o programa de agricultura familiar vai melhorar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;