Política Titulo
MP denunciará Benedita por improbidade administrativa
Do Diário OnLine
11/12/2003 | 17:54
Compartilhar notícia


O Ministério Público Federal (MPF) vai apresentar uma denúncia contra a ministra da Assistência Social, Benedita da Silva, por improbidade administrativa. A denúncia será ajuizada pelos procuradores Eduardo Botão Pelella e Ronaldo Pinheiro de Queiroz devido às viagens da ministra para Argentina, Portugal e Estados Unidos. As assessoras da ministra, Ellen Márcia Peres e Valéria Vieira de Moraes, também foram denunciadas.

A autorização para a viagem a Buenos Aires foi publicada no Diário Oficial da União do dia 24 de setembro e assinada pelo presidente da República em exercício, José Alencar. Na ocasião, a ministra disse que o objetivo da viagem seria um encontro com a ministra do Desenvolvimento Social da Argentina, Alicia Kirchner. Porém, o próprio governo argentino revelou que a reunião foi marcada às pressas.

Aconselhada pela Comissão de Ética do governo federal, a ministra devolveu aos cofres públicos o dinheiro das passagens da viagem. Benedita afirmou que não recebeu diárias do governo e que a hospedagem no Hotel Alvear, um dos mais caros da cidade, foi paga pelos organizadores do encontro religioso do qual participou.

Portugal - Em maio deste ano, Benedita da Silva teria realizado uma viagem para Portugal, onde, assim como na Argentina, participou de um evento religioso. No entanto, ela teria recebido a autorização para deixar o país para participar do 'Dia da África'.

De acordo com a denúncia da MP, a ministra da Assistência Social autorizou a participação, com ônus, de Ellen Márcia. Nesta viagem, ela teria gasto aproximadamente R$ 7 mil dos cofres públicos.

EUA - Por fim, a ex-governadora do Rio de Janeiro teria feito uma viagem aos Estados Unidos para participar de um evento chamado 'Mulheres no governo: impacto na governabilidade democrática', promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Entretanto, segundo o Ministério Público, ela teria viajado, juntamente com Valéria Vieira, cinco dias antes do início do encontro. Esta antecipação teria custado cerca de R$ 9 mil a mais do era esperado.

Condenação - Caso Benedita da Silva seja realmente condenada por essas acusações, ela poderá ter os direitos políticos suspensos, perder o lugar no Ministério e ser obrigada a ressarcir o erário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;