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Empresas miram novos mercados e web
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
23/01/2011 | 07:29
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O potencial de consumo dos 2 milhões de pessoas que habitam a região ficou pequeno para a maioria das empresas nascidas na região, que projetam investir R$ 160 milhões para abocanhar maior fatia de mercado em 2001.
Praças consideradas em ebulição como a Capital e ou mesmo o Nordeste são alvos da Tent Beach, Giuliana Flores, Nivalmix e Nova Casas Bahia para 2011.
Explorar com maior ênfase o mercado fluminense, sobretudo na região metropolitana é a meta da floricultura virtual Giuliana Flores, de São Caetano. A empresa fundada por Clóvis Souza é líder no segmento em que atua na internet e prevê encerrar 2010 com 67% de crescimento nas vendas.
Ampliar o alcance geográfico tendo como ferramenta a internet também é prioridade das lojas de departamento Mais Valdir e Nivalmix, assim como da rede especializada em surfwear Tent Beach, que vão destinar volume considerável de investimento a este negócio.
Diante do avanço do segmento, Carlos Araujo resolveu adquirir a franquia virtual da Tent Beach por R$ 200 mil para impulsionar os resultados da empresa e dar mais visibilidade à marca.
Para os empresários, o crescimento da classe C comprando pela web justifica o interesse por esta operação. "A pontocom da Nivalmix corresponde a 5% do faturamento anual da companhia", afirma o diretor de operações e marketing, Fabiano Pereira.
A própria Nivalmix quer reforçar sua presença no mercado paulistano. Sua estreia ocorreu em setembro com uma loja em São Miguel Paulista, na Zona Leste da cidade.

GIGANTE 

Com expectativa de faturar R$ 20 bilhões em 2011, a Nova Casas Bahia trabalha para que os ganhos operacionais resultantes da fusão entre Casas Bahia e Ponto Frio alcance R$ 7 bilhões até o encerramento deste ano.
Por enquanto, a Nova Ponto Com, que integra as lojas virtuais Extra.com, Pontofrio.com e CasasBahia.com ficará centrada na curva ascendente dos resultados até que chegue o momento de ofertar ações na Bolsa de Valores. O presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana, chegou a declarar que esta ida ao mercado poderá ocorrer em 2012.
Em relação às lojas físicas, explorar o mercado nordestino é a bola da vez. Em 2010, a companhia ampliou sua estrutura na região ao inaugurar um centro de distribuição em Camaçari (BA) com aporte de R$ 58 milhões.

Depois da Bahia, rede busca Sergipe, Alagoas, Ceará e Pernambuco
A incursão pelas terras nordestinas será mais intensa em 2011 para a Nova Casas Bahia, que pretende chegar a Alagoas, Pernambuco e Ceará. Durante o ano, a companhia das famílias Klein e Diniz abriu a primeira filial em Sergipe e um centro de distribuição na Bahia.
De acordo com o diretor financeiro do grupo, Orivaldo Padilha, o orçamento da rede será de até R$ 120 milhões. A expansão será concentrada na marca Casas Bahia, com dez lojas, especialmente no Nordeste, enquanto o Ponto Frio terá cinco. O aporte nessa área será de R$ 33,4 milhões.
Depois dos primeiros ajustes na sociedade, a Nova Casas Bahia encerrou o ano com 22 filiais abertas entre Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso. Em relação ao Ponto Frio, foram oito novas unidades em São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A quantia destinada à expansão da varejista neste ano não foi revelada.

Flores a pronta entrega para os internautas fluminenses
Fazer os arranjos de flores encomendados pelos clientes fluminenses serem entregues no mesmo dia em que os pedidos foram feitos é a meta da Giuliana Flores, de São Caetano. A empresa, que estima ter fatia de 60% do mercado de flores on-line nacional, abrirá no fim do mês um centro de distribuição no Rio de Janeiro.
O diretor da loja virtual Clóvis Souza também quer elevar a audiência do site de 12 mil acessos diários para 20 mil. Para isso, a equipe de tecnologia da informação será própria e não mais terceirizada. O investimento será de R$ 50 mil.
Para impulsionar os acessos, o e-commerce articula novas parcerias no mercado, a exemplo da que tem com a Americanas.com. "Este canal representa 25% dos pedidos da loja", diz.

Ampliação é meta de supermercado andreense
Seguir investindo na ampliação da loja é o plano do proprietário do Supermercado Primavera, Gilberto Wachtler. A unidade terá o maquinário da padaria renovado e uma rotisseria nos próximos dois anos.
"A área de vendas crescerá 20%, chegando a 1.000 m². Vamos investir R$ 1 milhão, parte dele com uma linha de crédito do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social)." Num futuro próximo Wachtler almeja seu ponto com drogaria, seção de eletroeletrônicos e de têxtil.
Quando as reformas terminarem haverá necessidade de contratar mais 12 funcionários, que serão somados aos 50 que já atuam na loja. O empresário não revela o faturamento, mas afirma que houve crescimento real de 2% no ano passado.

Coop aumenta aporte de olho em mudanças no consumo
No orçamento deste ano, a Coop (Cooperativa de Consumo) não considera a abertura de unidades, pois as negociações de duas áreas ainda não foram concretizadas. Mesmo assim, a verba aumentou 20%, totalizando R$ 30 milhões, que serão destinados a reformas e substituição de equipamentos.
Em entrevista ao Diário, o vice-presidente da rede, Márcio Francisco Blanco do Valle, revela que o maior supermercadista da região apostará na alimentação fora de casa para alavancar os resultados. "A cooperativa vai incrementar a oferta de produtos e serviços e investir em seções de rotisseria."
Lojas em São Caetano e São Bernardo serão reformadas como a de São Vicente, no Litoral, que tem restaurante. Os alimentos pré-preparados e para consumo imediato registram forte avanço nas vendas frente aos itens mais básicos. Por enquanto, a rede não confirma a abertura de lojas neste ano, mas há duas áreas em negociação na região.

Franquia e internet para potencializar marca de surfwear
Entre as varejistas do Grande ABC, a marca de surfwear Tent Beach será a quarta que mais investirá nas operações em 2011. Será gasto R$ 1,4 milhão na reforma de unidades, abertura de lojas em São Bernardo e na Capital, reforço do e-commerce e a expansão com franquias.
Com o sistema de franchising, a rede nascida em Santo André ampliará seu alcance para Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo ao custo de R$ 30 mil mais royalties de R$ 5.000 mensais para os interessados.
Segundo o proprietário Carlos Araujo, pelo menos 11 franquias serão abertas durante o ano. "É um negócio bem rentável, que impulsionará o faturamento da companhia em 20%."
A rede tem franqueados em Ribeirão Preto, Carapicuíba e Franca, em São Paulo, e Fortaleza (CE). Com o projeto reestruturado por uma consultoria, a intenção é deslanchar neste setor. O mesmo acontece em relação à loja virtual, que hoje representa apenas 2% de sua receita.

Rede reage à presença dos concorrentes na região
Diante do movimento da concorrência que cerca a Tumkus Materiais para Construção, o fundador da rede andreense, Martin Tumkus, decidiu reforçar a presença na região. Ele pretende abrir seu quinto ponto de venda na Avenida dos Estados nos próximos meses.
"Na briga com essas empresas poderosas temos como vantagem conhecer o consumidor da região. Além disso, a tendência é que o setor continue contabilizando bons resultados, devido à prorrogação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) pelo governo." Tumkus avalia que a unidade de 3.000 metros quadrados consumirá R$ 1,5 milhão e empregará 30 funcionários. Mesmo com o avanço da concorrência, o crescimento real da rede (descontada a inflação) foi de 11,6% em 2010.

Capital é o próximo destino de lojas de departamento
O empresário Osvaldir Bertho Bono, proprietário das lojas de departamento Mais Valdir investirá R$ 520 mil durante o ano entre a reforma da filial Oliveira Lima, no Centro de Santo André, e a loja virtual. Entretanto, ele considera que o trunfo da rede será a estreia na Capital, no Mooca Plaza Shopping.
Ele ainda negocia com administradora de centros de compras BR Malls, sua instalação no São Bernardo Plaza Shopping. "Vamos dar mais atenção para o e-commerce, que está um pouco atrasado em relação aos concorrentes. As mercadorias ficarão separadas do centro de distribuição das seis lojas físicas."
Para a pontocom da Mais Valdir serão contratadas neste ano mais seis profissionais. Já o ponto de venda da Oliveira Lima precisará de mais 20 pessoas.

Foco é abrir unidades em bairros popular e de alta renda em SP
Os bons resultados da primeira filial da andreense Nivalmix em São Paulo, em São Miguel Paulista, animou empresário Nivaldo Pereira, que negocia pontos para abertura de mais duas lojas de rua na Capital. A rede, com cinco filiais, investirá R$ 1,5 milhão em 2011 para ampliar sua presença com lojas físicas e a virtual.
De acordo com o diretor de operações e marketing, Fabiano Pereira, chegou o momento de explorar novos mercados. A Zona Sul paulistana foi a escolhida para receber o modelo Nivalmix Houseware, direcionada para os consumidores com poder aquisitivo mais elevado.
Pereira salienta que o e-commerce que até um ano e meio atrás atendia basicamente os clientes com listas de casamento, foi remodelado e ganhou novas categorias. "Abrimos um centro de distribuição exclusivamente para a loja virtual. O objetivo é que o faturamento desta operação esteja entre os três primeiros da rede ao fim de 2011", vislumbra.

Grupo de Mauá vai investir R$ 2 milhões em reformas
A família Domingos, de Mauá, dona de quatro supermercados na cidade (Nevada, Zaíra, Zaíra II e Esperança), está otimista com o ano que inicia, tanto que planeja aplicar R$ 2 milhões na ampliação da área de vendas, e se possível, arrematar terrenos para garantir expansão.
O sócio José Domingos da Silva revela que serão contratados 50 funcionários neste ano. "A empresa deverá crescer de 5% a 10%", afirma. As bandeiras Nevada e Zaíra são as que consumirão mais verba do caixa do pequeno grupo familiar.
Silva acredita que a economia do País continuará pujante, visto que no planejamento anual prevê crescimento de 5% a 10% nas vendas no decorrer de 2011. "Isso se a chegada das grandes redes não atrapalhar nossas metas", ressalva.

Padaria testará novo formato de negócio em shopping
Atento ao crescimento da alimentação fora do lar, a Padaria Brasileira vai aprimorar a oferta de refeições self-service e pizza. A estratégia foi colocada em prática em 2010 com a reforma da unidade matriz, que ganhou um restaurante.
Como o desempenho da loja recém-inaugurada é satisfatório, o sócio da rede Antonio Henrique Afonso Junior abrirá uma operação piloto no Shopping Metrópole, em São Bernardo, que servirá aos clientes pratos rápidos semiprontos como massas e carnes, além dos tradicionais sorvete, doces e cafés e salgados.
Afonso calcula que o investimento será de R$ 300 mil, após avaliação do resultado, a ideia é multiplicar o novo posicionamento da Brasileira Express nas demais franquias da companhia.

 




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