Cultura & Lazer Titulo
Criadores do MP3 e DivX querem por fim à pirataria
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
08/04/2002 | 18:32
Compartilhar notícia


A questão da pirataria é uma bola de neve que tem preocupado cada vez mais os mercados de áudio e vídeo. Por isso, algumas companhias estão unindo suas forças para lutar contra aqueles que ganham a vida com cópias ilegais.

Essa novela de combate à ilegalidade teve mais um capítulo na última quarta-feira, quando foi anunciado um acordo entre a empresa de tecnologia de compressão de vídeo DivXNetworks e o Fraunhofer – Institute for Computer Graphics (IGD).

Levantando uma única bandeira, as duas companhias pretendem desenvolver um sistema digital de marca d’água que tem por objetivo proteger vídeo e áudio digitais contra a violação de direitos autorais.

A tecnologia da marca d’água coloca uma única parte do código em um arquivo de vídeo ou áudio, tornando-os difíceis de serem copiados ou executados sem a permissão dos detentores dos direitos autorais.

Por ironia, a DivXNetworks e a Fraunhofer também têm aparecido do outro lado do debate sobre a pirataria digital. A DivXNetworks criou o formato DivX, uma tecnologia de compressão de vídeo que tem sido comumente associada com o crescimento da pirataria de filmes de Hollywood na Internet.

A Fraunhofer, por sua vez, é uma das companhias que estão por trás do formato de áudio MP3, um dos mais populares para a criação e a comercialização de arquivos de música digital. Localizada em Darmstadt, na Alemanha, a Fraunhofer tem como principais atividades o desenvolvimento de produtos protótipos (hardware e software) e a realização de conceitos, modelos e soluções para computação gráfica.

Entretanto, a DivXNetworks e a Fraunhofer têm direcionado suas ações para abocanhar uma parte do mercado digital de gestão de direitos, e também têm consciência de que estão face a face com um campo repleto de rivais poderosos. Neste cenário, o acordo entre as companhias também faz parte da luta da DivXNetworks para se tornar um fornecedor legal de vídeo sob demanda e de serviços de download. Para isso, a empresa também se aliou com a Jim Henson Co. e a Broadway Television Network.

Mas não serão poucos os obstáculos a serem enfrentados pela DivXNetworks e a Fraunhofer para criar uma tecnologia confiável de marca d’água digital. No ano passado, por exemplo, pesquisadores conseguiram craquear, ou seja, desvendar o código de quatro marcas d’água que eram consideradas pelo grupo Secure Digital Music Initiative (SDMI) como padrões confiáveis de música digital.

Contudo, DivXNetworks e Fraunhofer estão seguros de que podem se juntar para desenvolver um sistema de gerenciamento de direitos digitais para fornecer aos proprietários de conteúdo meios seguros para distribuir trabalhos de direitos autorais na Web. “Desde o início de nossa companhia, a DivXNetworks se comprometeu a desenvolver e a implementar tecnologias de gerenciamento de direitos digitais”, diz Jordan Greenhall, chefe executivo da DivXNetworks. “Combinar a tecnologia de marca d’água em vídeo que nós desenvolvemos com as técnicas de marca d’água de áudio desenvolvidas pela Fraunhofer é um próximo passo”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;