Política Titulo
PFL apóia proposta que pode impedir Jader de reassumir
Do Diário OnLine
06/09/2001 | 16:33
Compartilhar notícia


A estratégia da oposição para impedir que o presidente licenciado do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), reassuma o cargo no próximo dia 18 conta como apoio do PFL. os oposicionistas pretendem aprovar um projeto que impede parlamentares de participarem da mesa diretora da Casa se estiverem sob investigação do Conselho de Ética.

Por iniciativa dos senadores Arlindo Porto (PTB-MG) e José Eduardo Dutra (PT-SE) dois projetos de resolução foram apresentados ontem à Mesa do Senado, com o objetivo de impedir que parlamentares sob investigação ocupem presidências e vice-presidências de comissões permanentes nem exerçam lideranças partidárias. A bancada do PFL se reuniu nesta quinta e declarou apoio à proposta.

Caso o documento seja aprovado até dia 17, Jader será legalmente impedido de reassumir a presidência. Caso contrário, poderá retornar ao cargo.

Enquanto isso, o PMDB comandam uma operação para tentar amenizar os efeitos da crise causadas com as denúncias contra Jader. O primeiro passo foi dado nesta quarta, quando o Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) deixou o cargo, pressionado pelo próprio Jader e Renan Calheiros, líder do PMDB. O PMDB quer para a função alguém que trabalhe intensamente para recuperar a imagem do partido.

Mestrinho, 75 anos, trata de um câncer em São Paulo e não poderá permanecer em Brasília, no mínimo, por 30 dias. Ele será substituído pelo senador Juvêncio Fonseca (PMDB-MS).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;