O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de São Bernardo Orlando Morando (PSDB) já começou a movimentação para angariar apoio político. Mesmo sem a oficialização de sua candidatura, o parlamentar se reuniu segunda-feira com o presidente do diretório municipal do PTB, deputado federal Frank Aguiar, para propor uma aliança partidária.
A proposta de coligação, no entanto, parece não ter influenciado os planos do PTB. Segundo Frank, o posicionamento da legenda sobre a candidatura própria continua o mesmo. “Orlando se colocou como candidato e disse que a posição é irreversível, mas, ao mesmo tempo em que ele me pediu apoio eu pedi a ele também porque meu partido tem candidato e não vamos voltar atrás.”
Conquistar a fidelidade do PTB será uma tarefa difícil para o deputado. Antes de anunciar que o partido teria candidato a prefeito, Frank garantiu apoio ao candidato petista, o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, e, ao que tudo indica, sua postura mantém-se firme, caso haja segundo turno. “Nada mudou, Marinho continua sendo meu amigo.”
Segundo Frank, Morando não foi o único a propor aliança com o partido. “A política é muito dinâmica e nunca podemos deixar as portas fechadas ou ser radical demais. Portanto, conversamos com o PT, com o PPS, e todos sabem que nosso posicionamento é contrário ao da atual administração.”
Desconforto - Morando confirmou o encontro, mas preferiu evitar o assunto. Questionado sobre a proposta de coligação, o deputado despistou. “Frank e eu somos amigos, nos encontramos sempre até porque somos vizinhos”, comentou.
O deputado afirmou, porém, que a política regional foi o principal tema debatido durante o encontro. “Evidentemente não dá para fugir da conversa política, mas nossa discussão em nenhum momento tratou do âmbito sucessão municipal.”