Economia Titulo
São Paulo é mais visitado por turistas
Pedro Souza
do Diário do Grande ABC
13/10/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


Mesmo com a maior concentração de indústrias e empresas do País, e repleto de arranhas-céus nas principais cidades das suas regiões metropolitanas, São Paulo é o Estado mais visitado pelos turistas estrangeiros.

Os paulistas foram responsáveis por recepcionar 22,5% do total de visitantes de outros países que ingressaram no Brasil em 2010. Com o domínio na América do Sul, o País recebeu cerca de 5,1 milhões de turistas. A segunda posição nacional ficou com o Rio de Janeiro, que garantiu 20,1% do número de turistas.

O destaque de São Paulo é impulsionado pelo turismo de negócios, que não é tão representativo no patamar nacional, representando apenas 23,3% das entradas no Brasil, ou 1,1 milhões de pessoas.

A maior atração nacional para os turistas estrangeiros é o lazer, motivo que impulsionou 46,1% do total de ingressos no País no ano passado. E a segunda maior atração não são os negócios, mas sim o grupo de outros motivos, que representam 30,6% do total. Dentro dessa parcela estão viagens para visitas de amigos e parentes que residem no Brasil, compras e estudos, por exemplo.

As informações fazem parte do Estudo da Demanda do Turismo Internacional no Brasil, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Para chegar às conclusões, os especialistas entrevistaram 39.000 pessoas em 27 localidades espalhadas pelo País. Dentre os pontos de entrevista, 15 eram aeroportos internacionais, que representam 99% do fluxo aéreo internacional, e 12 eram fronteiras terrestres, que são responsáveis por cerca de 90% do fluxo de turistas estrangeiros por meio terrestre.

CIDADES - A Capital também foi a mais visitada no País, com o acolhimento de 13,5% dos estrangeiros ingressos no ano passado. O segundo lugar do pódio ficou com o Rio de Janeiro, com 13,1% dos 5,1 milhões de turistas, e Foz do Iguaçu (PR) garantiu a terceira posição, com 6,7%. O estudo aponta que, disparadamente, a cidade de São Paulo é a mais procurada para negócios. No entanto, fica em quarto lugar quando o assunto é lazer, atrás do Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Florianópolis (SC). Somando Salvador (BA) ao grupo, juntas essas cidades são responsáveis por 40% do turismo estrangeiro no País, cerca de 2,06 milhões de visitantes.

LAZER - A diversão noturna atraiu apenas 0,7% dos 2,3 milhões de turistas estrangeiros que buscavam lazer no Brasil, no ano passado. E este motivo é um dos fortes apelos de São Paulo. O Sol e a praia atraíram cerca de 1,3 milhões de visitantes.

 

Argentina é o país mais emissor de estrangeiros ao Brasil

O estudo do Ministério do Turismo e da Fipe revelou que o maior número de visitantes estrangeiros ingressos no País no ano passado são da América do Sul. Ao todo foram 2,3 milhões de pessoas do continente. Cerca de 1,1 milhão de turistas entraram no País por meio aéreo, e outros 1,1 milhão utilizaram os acessos rodoviários. Apenas 76.054 pessoas entraram por água.

Os europeus tiveram a segunda maior representatividade, com 1,6 milhão de turistas, e os norte-americanos ocupam a terceira posição com 773 mil estrangeiros que entraram no País.

A Argentina é o país emissor com maior contribuição para o turismo internacional no Brasil. Em 2010, foram 1,4 milhão de turistas.

HOSPEDAGEM - Os hotéis, flats, pousadas e resorts são as locações mais requisitadas pelos turistas internacionais. Em 2010, 54,2% dos estrangeiros se hospedaram nesses estabelecimentos. Outros 27% ficaram acomodados em casas de amigos ou parentes.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;