Internacional Titulo
Foguete Ariane 5 ECA põe seus dois satélites em órbita
Da AFP
12/02/2005 | 21:30
Compartilhar notícia


 O foguete Ariane 5 ECA lançado este sábado da base espacial de Kuru, na Guiana Francesa, pôs em órbita os dois satélites que transportava, anunciou a empresa Arianespace, em Evry (França).

O satélite de telecomunicações XTAR-EUR, que cobrirá uma região que vai da costa leste do Brasil até o Sudeste Asiático, e o microssatélite SLOSHSAT-FLEVO, que permitirá realizar experimentos sobre a dinâmica dos fluidos em microgravidade, se separaram da parte superior do foguete na altitude prevista, contou um porta-voz da Arianespace.

Este foi o segundo lançamento de um foguete Ariane 5 ECA, capaz de transportar dez toneladas para o espaço, em vez das seis da versão básica, o Ariane 5 genérico.

O primeiro Ariane 5 ECA, lançado em dezembro de 2002, teve de ser destruído após a decolagem, por causa de uma falha no sistema de refrigeração de uma turbina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;