Internacional Titulo
Milhares terroristas se formaram nos acampamentos de Bin Laden
Das Agências
23/09/2001 | 18:17
Compartilhar notícia


Cerca de 11 mil terroristas se formaram nos últimos cinco anos nos acampamentos de Osama Bin Laden no Afeganistão e muitos deles partiram depois para o estrangeiro, embora um número preciso de quantos e a que lugares é difícil de estabelecer, segundo especialistas consultados em um informe da edição deste domingo do The New York Times.

Segundo esses dados, Bin Laden e seus acampamentos afegãos representam apenas uma pequena parte do complexo de sua organização. Assim, sua eliminação não garantiria a erradicação dessa organização, devido à existência de uma complexa rede de células espalhadas.

O informe assinala também que os governos ocidentais chegaram à conclusão de que muitas das ações terroristas atribuídas a Bin Laden foram dirigidas por seus principais assessores na Europa.

Segundo os especialistas, é mais fácil organizar essas operações da Europa, devido a um acesso mais rápido a linhas telefônicas, aos recursos financeiros e facilidades de deslocamento, disse um embaixador europeu consultado pelo NYT.

Também parece, sempre segundo os especialistas, que enviados os terroristas para algum lugar do mundo, dispõem de uma ampla gama de possíveis alvos para suas ações e que as comunicações com o resto da rede se reduzem ao mínimo possível para evitar o risco de ser capturados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;