Política Titulo
PF ainda segue os passos de Luiz Estevao
Do Diário OnLine
Com Agências
30/06/2000 | 11:46
Compartilhar notícia


A Polícia Federal continua seguindo os passos do ex-senador Luiz Estevao na manha desta sexta-feira. Estevao deixou sua casa, no Lago Sul de Brasília, rumo a seu escritório no centro do Distrito Federal, dirigindo seu carro sem a presença de seguranças e foi seguido por jornalistas e policiais. Apesar do cerco ao ex-senador ser menos ostensivo, isto nao poderia estar ocorrendo. O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Regiao, juiz Tourinho Neto, determinou o afastamento de agentes da Polícia Federal da vigilância da residência de Estevao, a pedido da própria defesa do ex-senador.

O advogado do senador cassado, Irineu de Oliveira Filho, entrou com habeas-corpus no TRF, argumentando que a vigilância causava constrangimento a Estevao, pois nao há nenhum mandado de prisao contra ele.

Segundo informaçoes da rádio Bandeirantes, apesar da determinaçao, alguns policiais permaneciam a cerca de 200 metros da casa do ex-senador,na manha desta sexta. Eles querem evitar uma possível fuga de Estevao, que teve seu mandato cassado na última quarta-feira.

Nesta sexta-feira, deve sair a decisao, prevista para esta quinta, sobre o pedido de prisao preventiva de Estevao. O juiz da 10ª Vara da Justiça Federal, Ronaldo Desterro, alegou que o processo é muito extenso, aproximadamente dez volumes, e ele precisa conhecer todas as informaçoes antes de decidir.

Desterro chegou a animar os nove procuradores da República por ter pedido a relaçao das açoes contra Estevao que ainda tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) e um exemplar da ediçao do Diário Oficial do Senado de quinta-feira, que publicou a cassaçao. Há pelo menos 13 inquéritos em andamento no STF que irao ser transferidos para a Justiça comum porque ele perdeu a imunidade parlamentar. Um representante do Ministério Público esteve, nesta quinta-feira, na 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília para entregar ao juiz Desterro documentos com o objetivo de reforçar o pedido de prisao de Estevao. A lista entregue inclui 20 inquéritos, uma reclamaçao e duas petiçoes contra Estevao impetrados no Supremo Tribunal Federal. O promotor destacou a gravidade dos processos contra o ex-senador, comparando-os com os do ex-deputado Hildebrando Pascoal, que possui nove inquéritos.

Os advogados de Estevao, Felipe Amodeu e Rogério Marcolino, também estiveram reunidos com Desterro para tentar evitar a prisao do ex-senador. Eles entregaram um documento reafirmando o compromisso de Estevao de permanecer no país.

Amodeu informou que nao entrará com pedido de habeas-corpus preventivo. "Nao acredito que o Judiciário possa acatar o pedido de prisao, que é inoportuno, descabível e desnecessário". A defesa do senador cassado alega que a pena é baseada em um inquérito aberto há mais de dois anos, quando Estevao nao exercia funçao pública.

Cassaçao - Nesta quarta, o Senado aprovou a perda de mandato do ex-senador por 52 votos a favor, 18 contra e 10 abstençoes, por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de tentar obstruir as investigaçoes da CPI do Judiciário sobre o desvio de R$169 milhoes dos R$263 milhoes repassados às obras inacabadas do fórum trabalhista de Sao Paulo. Ele seria dono da empresa Incal, responsável pela construçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;