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Desempenho otimizado

Agora, Audi A4 e A5 Sportback passam a ter motor 1.8 TFSI de olho em economia e performance

Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
30/01/2015 | 08:11
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Divulgação


Já oferecido no A3 e A3 Sedan, o motor 1.8 TFSI chega agora à família A4 (tanto no três-volumes, quanto na perua) e ao A5 Sportback. De olho na economia de combustível, mas sem comprometer o consumo, o propulsor dá um show em tecnologia e, além de injeção direta (FSI), o 1.8 turbo também usa injeção indireta (MPI).

Outra novidade está no sistema de controle de válvulas, que ganhou mais liberdade de operação para otimizar o fluxo de gases. No total, o peso do conjunto foi reduzido em 3,5 quilos – mérito de mudanças nos pistões, integração de módulos e mais leveza de peças.

Aliado ao novo motor está a transmissão automática de oito velocidades que ajuda o Audi A4 a chegar aos 100 km/h em 8,4 segundos. A título de curiosidade, seus principais concorrentes, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, realizam o feito em, respectivamente, 6,1s e 6,6s.

O Diário avaliou o modelo por trechos urbanos e rodoviários (Capital e Interior). Na estrada o desempenho não empolga tanto quando os modelos ‘S’ ou ‘RS’ que a montadora disponibiliza aos mais endinheirados, mas é bastante satisfatório. Chega aos 225 km/h de velocidade máxima.

Vale lembrar que, mesmo com números tão convidativos, o A4 registrou consumo combinado de quase 12 km/l. Bom...

OUTRAS MUDANÇAS

Longe da canibalização de vendas (muitos pensaram isso com a chegada do A3 Sedan) o A4 vendeu cerca de 1.600 unidades em 2014 e, para alavancar ainda mais esses números, chega à linha 2015 mais completo, tanto na versão Attraction (R$138.990) quanto na Ambiente (R$147.990). Na lista estão sensor traseiro, volante com base reta, Start&Stop e frisos cromados.  




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