Economia Titulo
Reajuste de tarifas telefônicas terá impacto de 0,25% na inflaçao
Do Diário do Grande ABC
20/06/2000 | 15:44
Compartilhar notícia


O aumento nas tarifas dos serviços telefônicos, anunciado segunda-feira pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicaçoes (Anatel), Renato Guerreiro, deverá ter um impacto de 0,25 ponto percentual na inflaçao medida em Sao Paulo entre a segunda quinzena de julho e os meses de agosto e setembro.

Segundo o economista Heron do Carmo, coordenador do Indice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, o cálculo inclui os reajustes na assinatura telefônica, pulsos livres, interurbanos nacionais e ligaçoes entre celulares e telefones fixos. As ligaçoes internacionais nao fazem parte da conta do IPC.

A projeçao da Fipe ainda é provisória, pois os reajustes ainda nao foram detalhados pela Anatel nem pela Telefônica. Em princípio, o reajuste médio de 11% na telefonia, segundo as contas de Carmo, ficou abaixo da expectativa da Fipe. A Fundaçao espera correçao média das tarifas de serviços de utilidade pública de 12%. No IPC, a telefonia fixa tem um peso equivalente a 2,33% e faz parte do subgrupo serviços de comunicaçoes, com ponderaçao de 3,68%. O reajuste de tarifas só será sentido a partir da segunda quinzena de julho, quando começam a ser pagas as contas já com o novo preço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;