Economia Titulo
Personalização de produtos ganha espaço na internet
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
09/05/2010 | 07:13
Compartilhar notícia


Desenvolver e comercializar produtos exclusivos, personalizados de acordo com o que o consumidor deseja, é tendência no mundo das vendas on-line.

Relógios de pulso com a imagem do filho no mostrador, camiseta estampada com desenho feito pelo próprio comprador ou canecas com a foto de momento inesquecível são algumas das opções oferecidas via internet.

Segundo executivos do setor, a demanda em alta reflete, além do interesse da população em ter itens únicos, o aperfeiçoamento das ferramentas tecnológicas.

Uma das companhias que atua nessa área é fabricante tradicional de relógios localizada em Santo André. A empresa já oferecia a alternativa de personalização há três anos, mas há seis meses investiu na otimização de seu sistema on-line ‘Monte o Seu'. "Antes a pessoa tinha de mandar o arquivo com o que ele queria para, depois de 48 horas, apresentarmos o resultado. Essa espera esfriava a compra", afirma o diretor, Alexandre Paschoalato.

Com mudanças na tecnologia de montagem virtual, a empresa possibilitou que o cliente coloque imagem (fazendo o upload, ou seja, enviando eletronicamente a foto), escolha cor de pulseira, modelo de caixa e outras variáveis, visualize o produto final e o modifique (se não agradar), em segundos. "Com a automação, crescemos em 100% a venda", diz o executivo.

Atualmente, saem de 1.500 a 2.000 modelos customizados por mês. Com isso, o segmento faça você mesmo já corresponde a 15% do faturamento da companhia. Paschoalato destaca que, apesar de serem produtos exclusivos, os preços são acessíveis. Giram em R$ 100 a R$ 150. "Chega a ser mais barato que algumas marcas tradicionais", afirma.

CANECAS
Outra empresa que atua no ramo surgiu na Capital em 2006 com o foco na oferta de álbuns fotográficos, calendários, canecas a baralhos personalizados. Segundo a gerente de marketing da companhia, Karen Mastrio, a ideia foi desde o início oferecer a opção de o cliente criar pela internet produtos exclusivos, para guardar de recordação ou dar de presente, com a foto, imagem ou frase que desejar.

A companhia conta hoje com 40 mil clientes e comercializa, em média, 1.200 canecas personalizadas e 1.300 fotozines (álbum fotográfico em formato de revista) por mês. E o desempenho tem sido crescente, assinala a gerente. A companhia teve 36% de aumento nas vendas em 2009 frente ao ano anterior e projeta alta de 20% em 2010.


Casal adquiriu aliança feita com design que desejavam


A busca por algo exclusivo, na hora de comprar a aliança de casamento, era o sonho do casal Alberto Leão Antunes e Juliana, de São Caetano, quando ainda noivavam, em 2008.

"Havia o desejo de que fosse um design próprio, que eu não encontrava em nenhuma loja no mercado. A nossa primeira ideia foi recorrer a um ourives", afirma Alberto. Nessa época, ele conheceu, por meio de amigos, um site que faz venda on-line de joias e oferece a alternativa da personalização.

A solução agradou. Nesse caso, o sistema de compras escolhido para o item customizado não é totalmente virtual.

Depois do contato via web, foi preciso ir à loja para apresentar o desenho. A primeira prova demorou de cinco a sete dias, mas os preços, na comparação com itens similares no mercado, compensaram. "Paguei R$ 2.500 (pelo par de alianças), em joalheria tradicional teria pago R$ 6.000. A vantagem é que não pago pela marca", afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;