Nacional Titulo
Brasil vai passar a produzir vacina tríplice viral
Do Diário OnLine
30/10/2003 | 22:44
Compartilhar notícia


A Fundação Oswaldo Cruz vai produzir, a partir do ano que vem, a vacina tríplice viral – contra sarampo, rubéola e caxumba. O acordo de transferência de tecnologia do laboratório Glaxo Smith Kline para a Bio-Manguinhos foi assinado nesta quinta-feira, na sede da Fiocruz.

A expectativa é que já em 2004 sejam fabricadas 20 milhões de doses e, em três anos, a que o Brasil seja auto-suficiente na produção da tríplice viral. Em 2002, o Brasil utilizou 4,6 milhões de doses, sendo que todo o produto foi importado e o gasto chegou a US$ 80 milhões.

Das 12 vacinas oferecidas pelo Ministério da Saúde gratuitamente à população, a tríplice é a única ainda importada. Com a nacionalização da produção, o Brasil vai economizar cerca de R$ 42 milhões nos próximos cinco anos.

A vacina será produzida no Centro de Produção de Antígenos Virais de Bio-Manguinhos, cujas obras devem estar concluídas até o final desse ano. Vinte técnicos da Fiocruz irão até a sede da empresa, na Bélgica, para aprender o processo de fabricação. O acordo com a Glaxo prevê também a produção, no próximo ano, de 5 milhões de doses da vacina dupla viral, contra sarampo e rubéola.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;