Economia Titulo
Greenspan garante recuperação, mas diz que impacto persiste
Do Diário OnLine
16/07/2002 | 16:54
Compartilhar notícia


Na tentativa de acalmar os mercados, o presidente do Federal Reserve - o Banco Central norte-americano -, Alan Greenspan, garantiu nesta terça-feira que a economia dos Estados Unidos continuará crescendo, mas admitiu que o impacto causado pelos escândalos de fraudes contábeis que derrubaram os mercados de ações ainda podem levar algum tempo para desapareceram de vez. “Embora a economia tenha se mantido firme, os efeitos depressivos dos recentes eventos, não surpreendentemente, persistem.”

Durante pronunciamento ao Senado norte-americano, que acontece somente duas vezes ao ano, Greenspan afirmou que é preciso recuperar a confiança nas empresas norte-americanas e condenou as companhias que fraudaram o resultado de suas contas, divulgando lucros maiores do que os realmente registrados. Ele afirmou que a transparência entre a direção da empresa e os acionistas é necessária para a recuperação do mercado de ações.

Para que a confiança seja atingida mais uma vez, ele defendeu punição rigorosa aos executivos que promoveram esse tipo de ação e apoiou as medidas propostas pelo presidente norte-americano, George W. Bush. Com a confiança recuperada, ele disse que o lucro das empresas atingirá níveis elevados. Ele ainda garantiu que os acionistas podem ficar tranqüilos porque haverá um ajuste na direção dessas empresas.

Greenspan atribuiu as fraudes ao fato das companhias não verificarem as mesmas oportunidades de crescimento encontradas nos anos 90. “A quantidade de oportunidades criadas fez com que os executivos tomassem o caminho errado”, disse. E ainda alertou: "se as fraudes nas informações continuaram, os nossos esforços (para a recuperação da economia) serão em vão. Nossas dificuldades ficarão ainda piores com as fraudes."

O presidente do BC norte-americano disse ainda que os ataques terroristas parecem não ter afetado a economia, que, segundo ele, registra crescimento nas vendas e aumento da produção industrial. Para manter o bom desempenho e assegurar o desenvolvimento sustentado, Greenspan afirmou que o Fed manterá a política monetária adotada nos últimos anos.

O Fed aumentou suas perspectivas de crescimento da economia norte-americana em 2002 para 3,5% a 3,75%, contra 2,5% a 3% na projeção anterior. Greenspan assinalou que se trata do reinício de um ciclo de crescimento constante. “Embora a incerteza do início do ano não esteja inteiramente superada, a economia americana parece ter superado uma série de obstáculos", disse.

Durante o discurso, Greenspan sinalizou a manutenção da taxa básica de juros. Segundo ele, os pequenos índices de inflação dá ao Banco Central a liberdade para manter os juros em 1,75%, o menor patamar em 40 anos. “Escolhemos manter essa postura até que surjam evidências de que as forças inibindo o crescimento econômico se dissipem o suficiente para permitir que os fortes fundamentos se mostrem”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;