Turismo Titulo
Festas pelo mundo
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
07/04/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O feriado religioso motiva festas em várias partes do mundo. Na cidade de Mannheim, na Alemanha, ocorre o Mercado Internacional do Ovo de Páscoa, onde 40 artistas de nacionalidades diversas exibem ovos de ganso, galinha e avestruz pintados à mão no Luisenpark. Para os curiosos, os artistas dão dicas sobre como decorar os ovos para a data.

Na Sexta-feira Santa há mercados a céu aberto em todo Sudoeste da Alemanha vendendo artesanatos. A tradição do sábado é comer um Osterbrot, o Pão de Páscoa em forma de cordeiro. Domingo de manhã é a hora da caça aos ovos, que podem ser de chocolate, ovos cozidos, pintados à mão, além de pequenos presentes escondidos nos jardins. A segunda-feira seguinte também é considerada feriado e a saudação tradicional é "Frohe Ostern!".

Presentear com ovos pintados também faz parte da cultura de países como Lituânia, Ucrânia, Rússia e Estônia. Desenhos como flores, pássaros e arabescos refletem desejos para os presenteados como saúde e prosperidade.

 

PROCISSÕES

Países como a Espanha celebram a data com procissões relembrando a crucificação de Cristo. Em Zaragoza, um espetáculo originário do século 18 atrai mais de 100 mil visitantes por ano. Em diferentes procissões, participam 15 mil pessoas de 23 irmandades.

Durante as procissões, sons de bumbos e tambores se misturam com os cantos de Páscoa e canções tradicionais de regiões distintas. O ponto culminante da Semana Santa é na sexta-feira com a procissão do Santo Enterro. Os desfiles de Zaragoza acontecem entre os dias 17 a 24 de abril.

O espetáculo Mistério da Paixão, em Lleida, é representado desde 1481. São quase seis horas de encenação que abrange cerca de 500 pessoas que só se envolvem com teatro nesta época. O evento é realizado todos os domingos da Quaresma no Gran Teatro de la Passion.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;