Política Titulo
Pesquisa Ibope/Veja aponta empate técnico entre Roseana e Garotinho
Do Diário OnLine
26/01/2002 | 20:32
Compartilhar notícia


Pesquisa eleitoral feita pelo instituto Ibope entre 17 e 21 de janeiro aponta que a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PFL), e o governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PSB), estão tecnicamente empatados na segunda colocação, atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pesquisa consta da edição desta semana da revista Veja.

Lula soma 28% das preferências eleitorais, dois pontos percentuais a menos do que tinha em dezembro. A briga esquentou no segundo lugar. Roseana subiu apenas um ponto, de 17% em dezembro para 18%. Enquanto Garotinho saltou de 12% para 15%. Levada em consideração a margem de erro, não precisada pela revista semanal, os governadores dois estão em empate técnico.

O ministro da Saúde, José Serra (PSDB), agora oficialmente candidato à Presidência, mantém os 7% de dezembro. Ele está empatado com Ciro Gomes, do PPS, que caiu cinco pontos nos últimos quatro meses. Em situação parecida está o governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), que caiu no mesmo período de 10% para 5%.

Segundo turno - A pesquisa do Ibope apresenta aos eleitores quatro projeções para o segundo turno. Lula, inserido em todas elas, ganha em três. Ele só perde quando a adversária é Roseana Sarney: 46% contra 39% (branco/nulo com 8% e não sabe/não opinou com 7%).

Nas demais projeções, Lula passa mais aperto quando o adversário é Garotinho: 43% contra 39% do governador fluminense (branco/nulo com 9% e não sabe/não opinou com 8%). A maior margem que o petista conseguiu na pesquisa sobre o segundo turno foi no embate contra o ministro da Saúde: 47% contra 35% (branco/nulo com 10% e não sabe/não opinou com 9%). Contra Ciro, o Ibope aponta vitória por 46% a 35% (branco/nulo com 11% e não sabe/não opinou com 9%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;