Economia Titulo
Governo vai fiscalizar recall de brinquedos da Mattel
Da Agência Brasil
15/08/2007 | 19:39
Compartilhar notícia


O governo vai fiscalizar o cumprimento do CDC (Código de Defesa do Consumidor) no recall anunciado pela empresa Mattel em cerca de 850 mil brinquedos no Brasil por problemas com pequenos imãs. O código obriga a empresa que faz o recall a avisar o consumidor e substituir os produtos.

O diretor do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita, vai se encontrar nesta quinta-feira com representantes da empresa.

A Mattel Inc., maior fabricante de brinquedos do mundo, protocolou nesta terça-feira no DPDC a convocação do recall para os brinquedos da linha Polly Pocket, da pá do conjunto Barbie e Tanner e das figuras magnéticas do Batman, vendidos no Brasil desde 2002. Em todo o mundo, o recall vai atingir mais de 18 milhões de produtos.

“Das 850 mil unidades comercializadas para o país, estima-se que a maioria já está nas mãos dos consumidores, e apenas uma pequena parte ainda nas lojas. Nesse primeiro momento, nossa prioridade é garantir e fiscalizar o acesso à informação a todos os consumidores”, afirmou Morishita.

A partir desta quinta-feira, os Procons (órgãos estaduais de defesa do consumidor) fiscalizarão a retirada dos produtos das prateleiras das lojas. “É um tema de saúde e segurança e é de conhecimento público. O lojista também é responsável por retirar o produto e prevenir acidentes”, afirmou Morishita.

A multa em caso de descumprimento da regulamentação do CDC para recall varia entre R$ 200 e R$ 3 milhões.

Troca - O recall foi anunciado por causa da possibilidade de descolamento de ímãs contidos nas peças desses produtos, que podem ser ingeridos por crianças e causar lesões graves. Se a criança engolir dois imãs, pode haver uma atração entre as peças e ocorrer a perfuração de órgãos internos, principalmente o intestino. É a segunda vez que a empresa convoca um recall pelo mesmo motivo. De acordo com o DPDC, a primeira foi em novembro de 2006.

O consumidor brasileiro que comprou algum dos brinquedos incluídos no recall poderá trocá-lo por outro brinquedo ou receber o dinheiro de volta, mas deve primeiro procurar recomendações da empresa sobre a substituição. A Mattel disponibilizou um número de telefone com ligação gratuita para atender os consumidores: 0800-77-01207. De acordo com a empresa, o telefone estará disponível de segunda à sexta-feira das 9 horas às 21 horas e aos sábados, das 9 horas às 15 horas. O atendimento também vai ser feito pelo endereço eletrônico recall.brasil@mattel.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;