Internacional Titulo
Irã ignora apelos internacionais sobre programa nuclear
Da AFP
28/07/2004 | 17:21
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos acusaram o Irã, nesta quarta-feira, de ignorar os apelos da comunidade internacional para que suspenda seu programa nuclear, denunciando que Teerã está "enfrentando diretamente" a AIEA (Agência Internacional da Energia Atômica).

"É um tema sobre o qual estamos profundamente preocupados. O Teerã havia prometido suspender a fabricação de suas centrifugadoras, e voltou atrás neste compromisso", criticou o porta-voz do departamento de Estado americano, Adam Ereli.

O Irã aceitou em outubro de 2003 suspender de forma unilateral e temporária suas atividades de enriquecimento de urânio. Além disso, o Teerã havia assumido o compromisso de cooperar plenamente com a AIEA sobre seu programa nuclear, e de aplicar o protocolo adicional ao tratado de não-proliferação nuclear.

No entanto, o acordo foi questionado no final do mês de junho, quando o Irã anunciou que voltaria atrás no seu compromisso de suspender a produção de centrifugadoras de tipo P2.

Nesta quarta-feira, fontes diplomáticas em Viena afirmaram que o Irã rompeu os selos colocados pela AIEA nas suas centrifugadoras utilizadas para a produção de urânio enriquecido em Natanz, uma instalação nuclear localizada a 250 km ao sul de Teerã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;