Internacional Titulo
Venezuela levará dez anos para se recuperar das chuvas
Do Diário do Grande ABC
23/12/1999 | 16:18
Compartilhar notícia


A Venezuela levará dez anos para reconstruir as áreas devastadas pelas intensas chuvas, as enxurradas de lama e as inundaçoes da semana passada, cujo número de vítimas está entre 30 e 50 mil, informou esta quinta-feira o ministro da Defesa, Raúl Salazar.

O ministro explicou que o governo espera abrir parcialmente em oito dias as principais vias de acesso para tirar do isolamento os povoados afetados, embora afirme que a reconstruçao total destas áreas, concentradas nos arredores da capital, levará dez anos.

``Levaremos oito dias para poder restabelecer a comunicaçao com 50% das zonas afetadas, mas depois o trabalho (de reconstruçao) levará dez anos', disse.

``Há pessoas que estao isoladas e (como) querem condiçoes para permanecer em suas cidades precisam de água e comida', explicou o ministro ao informar que a prioridade é habilitar estas áreas ao trânsito de veículos.

As enxurradas de lama e as inundaçoes ocorridas há sete dias na Venezuela forçaram a retirada de 200 mil sobreviventes das áreas afetadas. O ministro estimou que entre 15 e 20 mil corpos continuem soterrados ``a oito ou dez metros de lama e pedras'.

Por ordem do presidente, Hugo Chávez, de 16 a 20 mil desabrigados, cujas casas ficaram totalmente destruídas, foram distribuídos em quartéis militares em todo o território nacional.

O Presidente confiou às Forças Armadas todas as operaçoes de resgate, busca de feridos e reconstruçao das áreas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;