Setecidades Titulo Chuvas
Limpeza de piscinões
ainda não tem data certa

Contrato para a manutenção foi assinado no dia 13 e os
trabalhos tiveram início pelo reservatório em Embu das Artes

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
27/12/2011 | 07:07
Compartilhar notícia


A previsão do tempo para a próxima semana no Grande ABC é de chuva forte, que chega a partir de terça ou quarta-feira, quando nova frente fria atinge a região. Mas a limpeza dos 20 piscinões construídos para reduzir os riscos de enchente no Grande ABC ainda não tem data para começar.

O contrato para a manutenção foi assinado no dia 13 e os trabalhos, que têm 12 meses para ser concluídos, tiveram início pelo reservatório Nova República, localizado em Embu das Artes. A expectativa é de que assim que for concluída a limpeza do equipamento, as máquinas utilizadas migrem para os próximos piscinões a serem beneficiados, que seriam os da região.

No Grande ABC, a prioridade é para limpeza dos seguintes piscinões: Mercedes-Benz (Diadema), Faculdade de Medicina (Santo André), Vila Rosa (São Bernardo), Canarinho (São Bernardo), Ford Taboão (São Bernardo), Paço Municipal (Mauá) e Petrobras (Mauá). Segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica, estes são os equipamentos que apresentam maior volume de assoreamento, mato e lixo, comprometendo sua capacidade de acumulação das águas das chuvas.

Além desses, outros 13 reservatórios da região receberão melhorias. São eles: Corumbé e Jardim Sônia Maria (Mauá), Piraporinha/Casa Grande e Ecovias Imigrantes (Diadema), Volks Demarchi, Praça dos Bombeiros, Chrysler, Mercedes Paulicéia, Taboão, Ford Fábrica e Capitão Casa (São Bernardo), Oratório (Santo André) e São Caetano. Ao todo, o contrato assinado pelo governo do Estado prevê a limpeza de 25 piscinões localizados nas bacias do Alto Tamanduateí, Rio Pirajuçara e Ribeirão Vermelho.

O Daee assume responsabilidade que até então era das prefeituras com expectativa de remover cerca de 245 mil metros cúbicos de sedimentos e lixo que se acumularam no fundo dos reservatórios. O material será destinado a áreas de deposição final autorizadas pelos órgãos ambientais.

 

VERÃO

O primeiro temporal do verão 2011/2012, sexta-feira, causou transtornos na região. A forte chuva do fim da tarde alagou ruas no Centro de Santo André, pontos da Avenida Guido Aliberti, em São Caetano, e a Via Anchieta, em São Bernardo. Houve queda de árvores, falta de energia e paralisação da Linha-10 Turquesa da CPTM na Estação Utinga por cerca de uma hora.

 

 

Temperatura despenca 11 graus no Grande ABC

Os termômetros do Grande ABC registraram queda de 11 graus na temperatura nos dois últimos dias. Enquanto no sábado a população sofreu com o tempo abafado e calor de 30,3º C, ontem foi preciso de agasalho e guarda-chuva para enfrentar a temperatura média de 19º C, além da garoa que atingiu praticamente toda a região.

A mudança no tempo é decorrente da chegada de uma frente fria que veio da região Sul durante o dia de anteontem, explica a meteorologista do Climatempo Aline Tochio. A expectativa é de que os termômetros voltem a subir a partir de amanhã. Além de queda na temperatura, houve mudança na direção do vento, que passou a soprar do Litoral rumo ao continente. "Vamos continuar sentindo essa brisa fresca nos próximos dias", esclarece.

O fim de semana de Ano-Novo ainda será quente. Os termômetros devem registrar mínima de 18ºC e máxima de 27ºC no sábado e a chuva não está descartada. Há previsão de pancadas de chuva durante a tarde e noite. "Não teremos aquele calorão da semana passada. A temperatura média deve ficar perto dos 25ºC", diz.

Entre terça e quarta-feira, nova frente fria está prevista para chegar ao Grande ABC. O tempo instável deverá




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;