Economia Titulo
Brasil tem interesse em transferir tecnologia do álcool, diz ministro
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
08/05/2007 | 17:57
Compartilhar notícia


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, afirmou nesta terça-feira que o Brasil tem grande interesse em se aliar aos países “amigos”, sobretudo os da África, para transferir a tecnologia desenvolvida na produção do álcool. Segundo o ministro, o mundo vai se transformar em grande consumidor de álcool e biodiesel, e "não vai querer ficar na mão de um ou dois países produtores".

Em palestra no segundo dia do Global Initiative on Commodities, o ministro citou, como exemplo, o Japão, que não vai se decidir pelo consumo de etanol enquanto souber que só existe um país produtor em condições de exportar, caso do Brasil.

Stephanes salientou que os Estados Unidos também são grandes produtores de etanol, mas consomem mais do que produzem, e se constituem no maior comprador externo do álcool brasileiro. Entretanto, os norte-americanos cobram uma sobretaxa maior que o custo de produção do álcool, enfatizou.

Na prática, disse ele, "estamos transferindo renda para os países ricos, que são os grandes consumidores, porque nos impõem barreiras tarifárias muito altas. Ao invés de darmos mais renda e melhores condições ao nosso agricultor, esses países aparentemente se apropriam um pouco dessa renda".

"A melhor maneira de nos ajudar", acrescentou, "seria pagar o preço justo por aquilo que temos capacidade de produzir bem". Como isso não acontece, o Brasil quer se aliar aos países vizinhos e aos da África para compartilhar sua experiência na capacidade de produção de álcool, a partir da cana-de-açúcar, de modo a diversificar a oferta mundial de álcool.

No caso específico do biodiesel, Stephanes, disse que será uma realidade para daqui a alguns anos. Ele salientou que o país está investindo muito em pesquisas e experimentações com diferentes culturas, e acha que em breve "teremos boas condições para produzir o diesel". Ele destacou, inclusive, que "essa é uma boa forma de ajudar os pequenos agricultores", que são a principal fonte das culturas em teste para obtenção do biodiesel.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;