Economia Titulo
Aumento do PIB depende do 4º trimestre, diz IBGE
26/11/2003 | 23:28
Compartilhar notícia


O aumento do PIB (Produto Interno Bruto) terá de ser forte no quarto trimestre para garantir o crescimento do Brasil no ano, avaliou nesta quarta o coordenador de Contas Trimestrais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Roberto Olinto. Ele evitou fazer projeções e não quis comentar a possibilidade de o PIB fechar 2003 com desempenho negativo, mas disse que há uma análise objetiva para o período.

'A comparação do quarto trimestre deve ser feita com o último trimestre de 2002, que foi alto. Os quatro trimestres do ano passado eu já conheço e sei que o PIB foi alto, sustentado principalmente pelos dois últimos trimestres. Isso exige que o fechamento do quarto trimestre tenha um desempenho também grande', avaliou.

Olinto disse ter dificuldade em traçar um quadro para os três últimos meses do ano porque o comportamento dos dados é antagônico, como, por exemplo, queda do consumo das família versus elevação das exportações. 'A mensuração é muito complicada. Há fatores que induzem a pensar que podemos ter um crescimento, mas eu não esperaria quantificar esse crescimento como excepcional', disse.

Segundo ele, os números divulgados nesta quarta, de crescimento de 0,4% do PIB no terceiro trimestre, ante expectativa do mercado de 1% a 3,1%, não surpreenderam o IBGE. 'Esperávamos uma taxa ajustada positiva, mas alguma coisa em torno dos números que a gente apresentou. A nossa expectativa era exatamente essa', afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;