Internacional Titulo
Palestinos podem adiar proclamaçao de seu Estado
Do Diário do Grande ABC
05/09/2000 | 13:54
Compartilhar notícia


Os palestinos podem adiar novamente a proclamaçao de seu Estado, se isso permitir recuperar mais territórios ou obter uma nova cúpula de paz, afirmou nesta terça-feira um dirigente palestino.

``Um adiamento pode ser contemplado se seu objetivo é recuperar mais territórios, sem que isso afete a causa palestina', disse à imprensa Salim Zaanun, presidente do conselho central da OLP que se reunirá sábado e domingo próximos em Gaza para se pronunciar sobre a questao.

Zaanun qualificou esta reuniao de ``muito difícil e muito perigosa.'

A Autoridade Palestina pode decidir um adiamento se existir a possibilidade de um novo Camp David, prosseguiu, ao se referir à cúpula israelense-palestina de Camp David (EUA), que fracassou a 25 de julho.

``O governo (palestino) tem o direito de adiar a proclamaçao do Estado mais uma vez. Nesse caso, espero que o adiamento nao seja demorado e que nao afete a causa palestina', acrescentou Zaanun.

Arafat devia inicialmente proclamar um Estado palestino em maio de 1999, mas adiou sua decisao devido a intensas pressoes internacionais.

Segundo Zaanun, numerosos palestinos preferem que a proclamaçao seja feita a 15 de novembro, data da declaraçao simbólica da independência palestina, em Argel, em 1988.

``Esta proposta foi rejeitada na última reuniao do conselho em julho passado', lembrou Zaanun.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;