Economia Titulo
Dirceu cobra queda nos juros após declaração de Palocci
08/06/2004 | 23:17
Compartilhar notícia


O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, disse que "o país precisa de juros mais baixos" apenas um dia de depois de o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, ter afirmado, no Rio de Janeiro, que "as taxas de juros já cumpriram seu papel" na retomada do crescimento da economia. Ao participar de um seminário promovido pela Abdib (Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base) para discutir investimentos no setor, Dirceu defendeu a política econômica conduzida por Palocci, mas observou que é preciso reduzir os juros.

"O país precisa de juros mais baixos, mas nós sabemos também que não temos desvios, atalhos nesse caminho, que tem de ser persistente, de reduzir os juros", disse Dirceu. Ele afirmou também que o país precisa crescer, "senão a estabilidade não se mantém". Reconhecendo que a política econômica deu condições para a retomada do crescimento, Dirceu disse também que "o país precisa de uma política de desenvolvimento".

Resposta – Palocci, que participou do seminário em outro momento, negou que esteja insatisfeito com o empenho do ministro da Casa Civil, José Dirceu. Também rechaçou avaliações segundo as quais o governo está em ritmo lento na implementação de seus projetos. Segundo o ministro da Fazenda, as medidas que estão sendo adotadas são complexas e pedem diálogo. "O Brasil é um país democrático. Não é um país de decretos-leis."

O ministro reconheceu, no entanto, a importância de criar um ambiente institucional atraente para os investimentos privados. Durante o debate com participantes do encontro, ele disse que não adianta esperar que o governo vá dar a renda, o emprego e os investimentos de que o povo precisa. Como não tem recursos para isso, observou, o governo teria de aumentar a carga de impostos, que já é elevada. Concluiu dizendo que o governo precisa cuidar "daquilo que está cuidando" – da política macroeconômica e do ambiente institucional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;