Economia Titulo
Investimento e tradição ajudam Rhodia
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
10/04/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Os ramos químico, petroquímico, metalúrgico e as fabricantes de pneus ocupam posição de destaque no Grande ABC hoje. No entanto, para manter a lucratividade e ganhar terreno, o investimento e a tradição são peças fundamentais. Entre as empresas do setor químico em atividade na região, a Rhodia marca história e aparece como referência para as demais pela diversidade conquistada nos últimos anos.

Instalada em Santo André desde 1919, a companhia concentra diversas operações. Tem fábrica de fios têxteis, unidade química e outra de produção de tecidos para pneus, e ainda loca parte do espaço em seu complexo fabril para outras empresas: a Votorantim, a Bluestar Silicones e a recicladora Unafibras.

O grupo acaba ainda de fechar parceria com a Prefeitura de Santo André para participar ativamente do parque tecnológico, que está em estudos pela administração municipal.

Para o presidente da Rhodia América Latina, Marcos De Marchi, a empresa tem condições de contribuir no desenvolvimento de tecnologia.

Ele destaca que a empresa se mantém na cidade, entre outros fatores, porque percebe vantagens: bom ambiente para a inovação, fácil logística, mão-de-obra especializada. "Depois, é onde temos nossos ativos, não dá para pegar e colocar no caminhão um máquina de quatro andares (que a empresa acaba de adquirir para a produção de fios têxteis) e um dipping (unidade produtora de tecido de pneus) com 30 metros de altura."

Além da relação de longa data, o grupo francês desenvolve vários projetos que demonstram o compromisso de continuar por muito mais tempo na região. Atualmente, o grupo investe mais de US$ 20 milhões por ano em suas atividades na cidade.

Os aportes incluem a ampliação da capacidade de fios inteligentes, com a aquisição de máquina de última geração, que deve entrar em operação em agosto, e o desenvolvimento, por exemplo, das primeiras amostras de fios de airbag, item automotivo que será obrigatório a partir de 2014.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;