Esportes Titulo
Recreio à mesa forma campeões
Felipe Munhoz
Especial para o Diário
25/10/2006 | 21:59
Compartilhar notícia


Uma brincadeira de recreio levou os alunos do Educandário Santo Antônio a defender a Grande São Paulo nos Jogos Escolares do Estado, disputados entre os dias 14 e 22 deste mês, em Barretos. Amantes do tênis de mesa, os jovens do Grande ABC tiveram um ótimo desempenho na categoria mirim (12 a 14 anos). As meninas conquistaram os títulos de equipes e duplas. Já os garotos ficaram em segundo por equipes e em terceiro nas duplas.


Antes de chegar à competição estadual, na qual enfrentaram outras sete equipes de outras regiões do Estado, os jovens (4 meninas e 4 meninos) venceram a disputa entre as escolas da Grande São Paulo. No entanto, em Barretos, só as mulheres chegaram ao topo do pódio. “A gente estava mais dedicada, as adversárias não se aplicaram tanto. Acredito que este foi o grande diferencial”, opinou Camilla Cimenta, 14 anos, de Santo André.


Gustavo Messias de Souza, 14 anos, é o mais experiente do time e o único federado. Por conta disso, o garoto treina todos os dias e tem na ponta da língua o que faz a diferença num torneio de tênis de mesa. “Acho que faltou mais treino, as outras equipes estavam melhores preparadas”, palpitou o aluno de Santo André.


“Comecei a brincar no Santo André (clube) e depois passei a jogar mais sério e me federei. Defendi a cidade por algum tempo e, no começo deste ano, fui para o clube de tênis de mesa Itaim Keiko, que fica em São Paulo”, lembrou Gustavo.


Sem tanta experiência, mas com muita aplicação, Camilla revelou o que mais lhe atraiu no esporte. “Comecei na escola mesmo e nunca competi por outro lugar. Depois, gostei cada vez mais. É um esporte legal porque nos dá reflexo, coordenação e rapidez” comenta.<EM>


De acordo com o técnico da equipe, Walter Franco da Rocha, a qualidade do torneio foi surpreendente. “Por se tratar de uma disputa escolar, o nível técnico estava alto”, analisa o treinador.

Aprendizes – Para se formar campeões é preciso começar cedo. “As crianças iniciam nas escolinhas, com sete anos. Então, aqueles que se destacam passam a treinar duas vezes por semana na equipe e iniciam os torneios com 11 e 12 anos”. (Supervisão de Marcelo Camargo)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;