Internacional Titulo
EUA suspendem 9 sacerdotes acusados de abuso sexual
Das Agências
09/04/2002 | 16:26
Compartilhar notícia


A diocese de Cleveland suspendeu nove sacerdotes após a denúncia de abuso sexual por parte de promotores locais, em outro capítulo do escândalo por abusos que faz tremer as bases da Igreja nos Estados Unidos.

A diocese também se comprometeu a entregar informação sobre os nove sacerdotes e outros 13 atuais e ex-sacerdotes acusados de abuso, em um comunciado divulgado segunda-feira.

A suspensão foi decidida em resposta a uma citação emitida na sexta-feira pelo escritório do condado de Cuyahoga, que decidiu atuar depois que foram apresentadas denúncias de abuso sexual contra dois sacerdotes de Cleveland há poucas semanas.

"A prioridade do promotor Mason é dar proteção e cuidado às crianças na comunidade", disse Kim Kowalski, porta-voz do promotor do condado, William Mason.

A controvérsia em Cleveland acontece em meio a um escândalo que balança há meses as bases de toda a Igreja Católica nos Estados Unidos.

A gota d'água foi o caso do ex-sacerdote católico John Geoghan, 66, que em fevereiro foi sentenciado a dez anos de prisão em Boston por ter abusado sexualmente de um menino.

As dioceses de todo país foram submetidas desde então a uma crescente pressão para que se desfaçam dos sacerdotes com históricos de abuso sexual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;