Nacional Titulo
Urubu Casemiro é enterrado com pompa em MG
Do Diário do Grande ABC
10/05/2000 | 19:14
Compartilhar notícia


O enterro de um urubu de nove anos, chamado Casemiro, mobilizou esta semana dezenas de moradores da cidade de Pains, a cerca de 200 quilômetros de Belo Horizonte, no Oeste de Minas Gerais.

Criado desde pequeno pelo taxista Juarez Soares, Casemiro transformou-se, com o tempo, em uma espécie de mascote da cidade, de 10 mil habitantes. Ele era alimentado com carne fresca pelos moradores, bebia cerveja em botequins, oferecida pelos fregueses, e aproximava-se de qualquer aglomeraçao, como que para ver o que acontecia.

"Era nosso conterrâneo mais famoso, querido principalmente pelas crianças", disse o locutor Jésus Divino de Paiva, funcionário da rádio SuperFM, que fez diversas chamadas para o "funeral" do urubu, terça-feira, na praça principal da cidade. "Ele gostava de assistir aos jogos de futebol, acompanhava enterros e até na igreja já entrou", contou.

O taxista Soares suspeita de que Casemiro tenha sido morto por algum desafeto, já que parte da populaçao nao aprovava sua presença, sempre espantando e bicando os desavisados nas calçadas. "Ele foi encontrado próximo ao Parque de Exposiçoes, possivelmente depois de ser envenenado", disse.

Soares contou que, no ano passado, o urubu teve uma "perna" amputada, após ter ido visitar o município vizinho de Pimenta, onde teria sido atacado a garrafadas por um morador.

Um veterinário cortou o pé machucado e Casemiro, utilizado em 1993 como cabo eleitoral de um candidato a vereador, continuou circulando por Pains, embora com algumas dificuldades. "Ele tinha sérios problemas para aterrissar", lembrou o locutor Paiva.

Casemiro chegou a ser levado a um programa de televisao, em Sao Paulo, no qual o apresentador fez apelos para conseguir-lhe uma prótese.

Para o funeral, terça-feira, o urubu foi colocado em um pequeno caixao branco, coberto de flores, e ganhou uma homenagem de moradores, entre eles dezenas de crianças, que o enterraram nos jardins da praça principal da cidade. "Agora, vamos sugerir ao prefeito que faça uma estátua para ele", disse Soares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;