Internacional Titulo
Papa defende o uso de métodos naturais de contracepção
Da AFP
30/01/2004 | 14:02
Compartilhar notícia


O Papa João Paulo II pediu nesta sexta-feira aos católicos que usem métodos naturais para regular os nascimentos e defendeu que os cientistas continuem pesquisando essa área, em uma mensagem dirigida aos médicos.

O pontífice convidou os cientistas e os casais cristãos a defenderem "os métodos naturais de regulação da fertilidade".

"É preciso educar e formar os casais, os noivos e os jovens de maneira geral para que conheçam todos os aspectos e possam regular a fertilidade de forma natural, desde os princípios até os aspectos práticos", afirmou o Papa em uma mensagem lida pelo monsenhor Luigi Moretti.

O Papa se pronunciou contra uma mentalidade que por um lado tem medo da procriação e por outro "quer dominar e manipular a vida".

Recado - João Paulo II lembrou aos católicos que a missa de domingo é "obrigatória" e não pode ser considerada "uma opção a mais entre mil atividades".

A advertência do Papa foi feita durante um encontro com um grupo de bispos franceses que cumpriam a tradicional visita "ad limina", que acontece a cada cinco anos na Santa Sé.

"Em algumas comunidades a missa dominical perdeu o lugar que merecia", afirmou o Papa, que pediu aos bispos que não deixem de lembrar aos fiéis a obrigação de comparecer à missa todos os domingos.

O Papa também se referiu à família e pediu uma defesa dos valores morais.

"Não podemos assistir impotentes a ruína da família", comentou.

"A Igreja deseja participar de uma profunda mudança de mentalidade e comportamento, para que triunfem os valores positivos relacionados à vida conjugal e à família, e para que as relações não estejam baseadas apenas nos interesses pessoais e no prazer pessoal", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;