Internacional Titulo
OMS já registra 111 vítimas fatais da pneumonia atípica
Da AFP
10/04/2003 | 17:50
Compartilhar notícia


Um total de 2.781 casos prováveis de pneumonia atípica ou Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS), entre eles 111 casos mortais, foram contabilizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo a própria organização em seu último balanço publicado nesta quinta-feira em Genebra.

Segundo estes números, divulgados às 11h30 (horário de Brasília) de quinta-feira, 1.290 pessoas foram afetadas pela doença na China continental, dez a mais do que na quarta-feira. Destas, 55 morreram, duas a mais do que as registradas na quarta-feira.

A estes casos devem ser somados outros 998 detectados em Hong Kong (contra 970 até quarta-feira), 30 deles mortais (contra 27 de quarta-feira). Um dos casos mortais de Hong Kong envolve um paciente vindo do Vietnã, informou a OMS.

Em Cingapura, a epidemia atingiu 126 pessoas, ou seja, oito a mais do que na véspera (quarta-feira), entre as quais estão 9 mortos (mesmo número de quarta-feira). A estatística não mudou no Vietnã (62 casos, entre eles 4 mortos) nem na Tailândia (7 casos, incluindo 2 mortes). Três casos foram registrados na Malásia, onde uma pessoa morreu, e 19 em Taiwan (nenhum mortal).

Fora da Ásia, o país mais afetado pela SRAS continua sendo o Canadá, com 97 casos prováveis (94 até quarta-feira), dos quais 10 foram mortais. Nos Estados Unidos, foram detectados 154 casos, cinco a mais do que os contabilizados até quarta-feira, nenhum deles mortal. Suspeita-se, no entanto, que este país poderia ter outros casos não declarados à OMS, o que desencadeou uma investigação.

Segundo os cálculos da OMS, a doença afeta a Alemanha (seis casos, um a mais do que na quarta-feira), o Reino Unido (cinco), a França (quatro), a Romênia (um), a Suíça (um), a Espanha (um), a Itália (três) e a Irlanda (um). Não se registrou até o momento nenhum caso mortal na Europa.

Dois casos suspeitos foram registrados no Brasil e um caso no Kuwait, embora nenhum deles tenha resultado em morte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;