Segundo a Hyundai, a segurança foi um dos itens de maior preocupação no momento da reestilização do modelo. Para se ter uma idéia, além do ABS e EBD, o Elantra recebeu de série air bag duplo com tempo de expansão maior e com sensor de detecção para evitar o acionamento da bolsa quando o banco do passageiro não está sendo ocupado.
O sedã médio conta também com nova motorização (2.0 16V), que desenvolve 142 cv de potência a 6 mil rpm. Com a reestilização, a perua Elantra SW deixa de existir. De acordo com dados da Hyundai Motor Company, foram investidos US$ 310 milhões na nova configuração do modelo, que será apresentado à imprensa brasileira na próxima semana.
Teste de impacto – Em um teste de impacto lateral realizado recentemente nos Estados Unidos pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), o sedã coreano obteve a melhor classificação entre os modelos com até 1.368 kg testados. Os automóveis avaliados foram New Beetle e Bora, da Volkswagen; Honda Civic, Mazda 626, Ford Focus e Chrysler Neon.
O objetivo da avaliação é verificar o grau de deformação e o nível de proteção que os veículos oferecem aos passageiros, tanto do banco da frente como nos bancos traseiros em caso de colisões.
O Elantra obteve cinco estrelas para a segurança dos passageiros do banco da frente e quatro para os que viajam atrás. Segundo a Hyundai, em termos práticos, isso representa menos de 5% de possibilidade de danos aos ocupantes em caso de acidente grave.
De acordo com o engenheiro Luiz Sérgio Cazzonatto, gerente de produto da Caoa, importadora oficial da marca no país, os resultados alcançados no teste da NHTSA são reflexo da preocupação que a Hyundai tem mostrado com a segurança em seus veículos. “Nosso objetivo é superar os padrões oferecidos por outras marcas e ser uma referência em segurança.”
Ainda sobre o resultado da avaliação de colisão lateral, o 626 Mazda e o Dodge Neon foram os veículos com as piores notas: atingiram três estrelas tanto para o banco da frente como para o traseiro.
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