Automóveis Titulo
Elantra reestilizado está nas revendas
Landa Xavier Moino
Do Diário do Grande ABC
03/04/2001 | 17:52
Compartilhar notícia


O novo Hyundai Elantra, apresentado ao público brasileiro no último Salão do Automóvel de São Paulo, já está nas concessionárias. Com preço de R$ 45,8 mil, o médio coreano traz como inovações mais significativas uma carroceria reestilizada – que o deixou ligeiramente maior e com design mais atual – e freios a disco nas quatro rodas com ABS e sistema EBD (Eletronic Brake Force Distribution).

Segundo a Hyundai, a segurança foi um dos itens de maior preocupação no momento da reestilização do modelo. Para se ter uma idéia, além do ABS e EBD, o Elantra recebeu de série air bag duplo com tempo de expansão maior e com sensor de detecção para evitar o acionamento da bolsa quando o banco do passageiro não está sendo ocupado.

O sedã médio conta também com nova motorização (2.0 16V), que desenvolve 142 cv de potência a 6 mil rpm. Com a reestilização, a perua Elantra SW deixa de existir. De acordo com dados da Hyundai Motor Company, foram investidos US$ 310 milhões na nova configuração do modelo, que será apresentado à imprensa brasileira na próxima semana.

Teste de impacto – Em um teste de impacto lateral realizado recentemente nos Estados Unidos pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), o sedã coreano obteve a melhor classificação entre os modelos com até 1.368 kg testados. Os automóveis avaliados foram New Beetle e Bora, da Volkswagen; Honda Civic, Mazda 626, Ford Focus e Chrysler Neon.

O objetivo da avaliação é verificar o grau de deformação e o nível de proteção que os veículos oferecem aos passageiros, tanto do banco da frente como nos bancos traseiros em caso de colisões.

O Elantra obteve cinco estrelas para a segurança dos passageiros do banco da frente e quatro para os que viajam atrás. Segundo a Hyundai, em termos práticos, isso representa menos de 5% de possibilidade de danos aos ocupantes em caso de acidente grave.

De acordo com o engenheiro Luiz Sérgio Cazzonatto, gerente de produto da Caoa, importadora oficial da marca no país, os resultados alcançados no teste da NHTSA são reflexo da preocupação que a Hyundai tem mostrado com a segurança em seus veículos. “Nosso objetivo é superar os padrões oferecidos por outras marcas e ser uma referência em segurança.”

Ainda sobre o resultado da avaliação de colisão lateral, o 626 Mazda e o Dodge Neon foram os veículos com as piores notas: atingiram três estrelas tanto para o banco da frente como para o traseiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;