Turismo Titulo
Jaguariúna vira terra de caubóis
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
02/05/2001 | 18:28
Compartilhar notícia


Atenção caubóis de plantão. Preparem os chapéus de abas largas, as botas de couro, a camisa xadrez e o velho jeans surrado. Vai ser dada a largada para o circuito nacional de rodeios deste ano. E quem abre a temporada é a cidade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, que sedia a 13ª edição do Jaguariúna Rodeio Festival. O evento, que começa hoje e vai até o dia 13 deste mês, espera receber cerca de 400 mil visitantes.

Para comportar todas essas pessoas, desde o ano passado, a VPJ Rodeo, empresa comandada pelo empresário e pecuarista Valdomiro Poliselli Júnior, que organiza o evento, resolveu muar definitivamente a festa de endereço e transferiu-a para o Complexo de Eventos Red (rodovia Campinas/Mogi Mirim – SP-340 –, Km 130,5). A arena, com capacidade para 25 mil pessoas, será montada em uma área de 500 mil metros quadrados.

Para os turistas, que lotam a pequena cidade a pouco mais de 100 km de São Paulo, o que importa mesmo é a diversão. E isso, com certeza, não vai faltar. Serão nove dias de festa com muitos shows, montarias e encontro de tribos estradeiras.

Dentre as atrações musicais, estão nomes conhecidos no mundo country, como Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, Bruno & Marrone e Daniel, entre outros. Para os fãs de rock, os veteranos da banda norte-americana Creedence Clearwater Revisited prometem balançar a arena.

O público que for conferir de perto o 13º Jaguariúna Rodeio Festival também vai contar com outros tipos de divertimentos. Além dos shows, os visitantes terão à disposição parque de diversões, praças de alimentação, shopping country, feira industrial, boate e bailes country.

As crianças ainda vão contar com um espaço a mais para se divertir. Trata-se do Fazendeiros do Futuro, um mini-estádio de rodeio com capacidade para 3 mil pessoas. Lá os aspirantes a caubói vão poder mostrar suas habilidades na arena, participando de atividades educativas e recreativas ou competindo em laço de bezerro e montaria em carneiros.

Competições – As competições de montaria continuam sendo o centro das atenções dos rodeios do Brasil. Logo no primeiro dia do 13º Jaguariúna Rodeio Festival, 90 peões entrarão na arena para decidir quem será o vencedor de 2000 na etapa final do Campeonato Nacional de Rodeio Completo, que compreende oito modalidades (montaria em touros e cavalos, cutiano, sela americana, bareback, três tambores, bulldogging, laço de bezerro e laço em dupla). Entre os destaques da prova três tambores, que é exclusiva para mulheres, está Aline Lima, filha de Chitãozinho, que é a terceira no ranking nacional e tem chance de vencer a temporada de 2000.

Este ano, o Campeonato Nacional de Rodeio Completo terá 15 etapas. Em Jaguariúna, acontece a primeira fase do torneio, que segue até dezembro, nos diversos rodeios espalhados pelo Brasil.

Preços – O preço dos ingressos para o 13º Jaguariúna Rodeio Festival variam de R$ 10 a R$ 20, incluindo o show e as montarias. O local possui um estacionamento que comporta 10 mil carros. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (0XX19) 3867-5167.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;