Internacional Titulo
China e Taiwan retomam negociações diretas
Da AFP
12/06/2008 | 07:58
Compartilhar notícia


Os negociadores de China e Taiwan iniciaram na manhã desta quinta-feira o primeiro diálogo direto desde 1995, envolvendo especialmente o estabelecimento de vôos regulares entre o continente e a Ilha, informou a agência Nova China.

Os presidentes dos organismos semi-oficiais encarregados de promover as discussões, que poderão dar resultados já nesta sexta-feira, conversaram durante esta manhã em Pequim.

O líder da delegação taiuanesa, Chiang Pin-kun, presidente da Fundação de Intercâmbio entre as Duas Margens (SEF), se reuniu com seu homólogo chinês, Chen Yunlin, chefe da Associação para as Relações entre as Duas Margens (ARATS).

Chiang deve ser recebido na sexta pelo presidente Hu Jintao.

Além dos vôos diretos e regulares entre o continente e a Ilha, se discute a autorização para a visita de turistas chineses a Taiwan.

As discussões ocorrem entre organismos semi-oficiais porque China e Taiwan não mantêm relações diplomáticas.

Os negociadores discutem a implementação de 18 vôos regulares a partir de Taiwan, e de outros 18 vôos a partir do continente, segundo o China Daily, jornal oficial chinês em língua inglesa.

Os vôos ligariam quatro aeroportos da Ilha a Pequim, Xangai, Guangzhu (sul) e Xiamen (sudeste). Nas três últimas cidades há uma vasta comunidade de negócios taiuanesa, atualmente obrigada a passar por Hong Kong para chegar a Taiwan.

Durante estas negociações, o espinhoso tema da reunificação não será abordado.

A China considera Taiwan parte de seu território e espera a reunificação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;