Em meio à avalanche de lançamentos é muito comum
achar clássicos da literatura esquecidos e empoeirados
As prateleiras das livrarias estão repletas de 'best-sellers' como a saga 'Crepúsculo', a trilogia 'Senhor dos Anéis', 'Comer Rezar e Amar', 'A Menina que Roubava Livros', e 'O Monge e o Executivo', que conquistaram milhões de leitores no mundo. Em meio a essa avalanche de títulos e lançamentos é comum encontrarmos clássicos da literatura esquecidos e empoeirados.
Grandes autores nacionais como Castro Alves, Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, Manuel Bandeira, Mario Quintana, José de Alencar e Clarice Lispector, que, através das palavras construíram a história do romantismo e da ficção nacional - também registrando fatos históricos por meio da literatura -, são conhecidos e apreciados por poucas pessoas.
A literatura clássica, apesar de rejeitada por alguns com a justificativa de apresentar linguagem rebuscada e arcaica, se faz necessária. "O clássico é o texto que por sua originalidade força todo o sistema literário a se recompor. A própria ideia de literatura se altera - se torna outra - à luz de cada novo clássico. Uma obra só é clássica porque possui capacidade de continuar dizendo coisas novas a novos leitores independentemente do tempo e do espaço", explica o crítico literário Eduardo Sterzi.
Um dos grandes obstáculos para que obras como ''O Quinze'', ''Vidas Secas'', ''Dom Casmurro'', ''Quincas Borba'' e ''Iracema'' tenham destaque no século 21 é a falta de leitores. O Brasil é um País que assumidamente não lê.
Hoje, existem dois tipos de leitores: o que lê um livro de fácil assimilação, que não exige racionalidade para entender a obra, e o leitor que prefere um livro com conteúdo filosófico, que lhe acrescente algo e o faz refletir. Esse segundo tipo é o raro.
Esse fenômeno não é fruto da contemporaneidade e dos ''best-sellers'' vazios de conteúdo. "Se olharmos para o século 19, já era impressionante a quantidade de besteira que se publicava. Isso vem da formação de um público de massa para a literatura, o que antes nunca houve - e o que, com as facilidades sempre maiores trazidas pela tecnologia, só tende a aumentar", afirma Sterzi.
TEMPO
Outra justificativa para o ostracismo da literatura clássica brasileira é a falta de tempo. Para o crítico o que existe é a sensação de falta de tempo. "A literatura está no meio de uma competição dura com diversas outras atividades e distrações, o que só se ampliou com a internet (mas havia antes o cinema, o rádio, a televisão). Não dá para levar a sério quem reclama de falta de tempo para a literatura mas tem tempo para o Facebook."
Mas a internet não é a grande inimiga dos livros. Ela é uma fantástica biblioteca, que permite acesso à imensa maioria, se não à totalidade, dos clássicos da nossa e de outras literaturas. Para os estudiosos, é também uma conquista excepcional: não só os textos estão disponíveis, com mecanismos de busca que facilitam a pesquisa e o acesso a manuscritos e acervos digitalizados.
INOVAÇÃO
Seguindo a onda que começou nos Estados Unidos com o lançamento de 'Orgulho, Preconceito e Zumbis', versão com mortos-vivos do clássico de Jane Austin escrito por Seth Grahame-Smith, e 'Razão, Sensibilidade e os Monstros Marinhos', de Ben H. Winter, a Editora LeYa, através do selo Lua de Papel, lançou quatro 'mashups' nacionais, misturando mortos-vivos, vampiros, bruxas e criaturas alienígenas às letras tradicionais de romancistas do porte de Machado de Assis e José de Alencar. Uma boa dica para que os jovens se apaixonem - e se habituem - pelos clássicos.
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