Automóveis Titulo
Palio Weekend ganha duelo com a Parati
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
06/08/2008 | 07:16
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Há anos elas são referências entre as peruas pequenas, ocupando as primeiras posições no ranking das mais vendidas do segmento. Hoje, porém, vivem momentos completamente distintos no mercado. E em busca de desvendar os segredos destes dois personagens importantes do setor automotivo nacional, o Diário colocou frente a frente a nova Palio Weekend ELX 1.4 Flex (R$ 40,3 mil) e a cansada Parati 1.6 Total Flex (R$ 39.530).

Por apresentar melhor custo-benefício, maior variedade de opcionais e acabamento interno superior, a perua da Fiat foi a vencedora deste duelo. No entanto, o fator primordial para decretar o triunfo da Palio foi o design moderno e agradável. Seguindo as linhas implantadas no irmão Siena - faróis dianteiros de dupla parábola e lanternas traseiras ‘finas' (similares às adotadas pela Alfa Romeo) -, a perua ficou mais bonita tanto indo, quanto vindo. Ponto positivo para os detalhes cromados nas laterais.

Internamente, o revestimento do painel das portas em tecido confere certo requinte ao modelo. Já o painel de instrumentos passou a ser o mesmo dos demais integrantes da família (Palio e Siena), com marcador de combustível digital e iluminação na tonalidade laranja. Destaque para a parte central do painel e outros pequenos detalhes que ganharam a tonalidade prata.

Com regulagem de altura do volante, a posição ao dirigir torna-se mais agradável. No entanto, o espaço para motoristas e passageiros deixa a desejar. Mesmo com generosos 2,43 metros de distância entre-eixos, 1,63 metro de largura e 1,51 metro de altura, os ‘grandinhos' sentem-se ligeiramente apertados. O porta-malas, por sua vez, é grande. São respeitáveis 460 litros de capacidade de carga.

O ponto negativo da Weekend é seu desempenho. Apesar do novo motor Fire 1.4 Flex ter saltado dos 80/81 cv de potência para 85/86 cv - abastecido com gasolina e álcool, respectivamente -, falta fôlego para a perua. No perímetro urbano, sua relação de marcha mais curta e o torque de 12,4 mkgf e 12,5 mkgf a 3.500 rpm a deixam até certo ponto rápida. Mas basta colocar algumas crianças no banco traseiro e bagagens no porta-malas que a agilidade dá lugar à morosidade.

EQUIPAMENTOS - A Palio Weekend ELX 1.4 Flex traz uma lista de itens de série satisfatória (direção hidráulica inclusa). No entanto, seu forte é o leque de opcionais, com equipamentos interessantes, como air bag duplo, freios ABS, revestimento do volante em couro e até mesmo sensor de estacionamento.

Mas atenção! Investindo mais R$ 4.067 é possível colocar ar-condicionado. No entanto, com R$ 857 adicionais o comprador adquire o Kit Attractive III, que traz ar-condicionado, rodas de liga leve de 14", barras longitudinais no teto, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e travamento automático das portas.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;